Google + “Temas grátis” = malware

O site WPMU.org fez uma rápida análise aos resultados de uma busca no Google por “Temas grátis WordPress” (“Free WordPress Themes“) e chegou a conclusões verdadeiramente assustadoras. Vejamos:

Dos dez primeiros resultados, os temas que encontraram classificaram-se assim:

  • Temas seguros: 1
  • Temas duvidosos: 1
  • Temas a evitar: 8

8 em 10 sites disponibilizam temas com links maliciosos escondidos com base64 encoding.

É possível que um utilizador normal de WordPress saiba que o Google não é exactamente o melhor sítio para procurar temas, mas as estatísticas e rank destes sites nos resultados demonstra que há muita gente que os descarrega e usa. Não é fora do comum, para alguém que acaba de chegar ao WordPress, ir ao Google e pesquisar “temas grátis WordPress”, mas infelizmente o mais certo é que acabe por descarregar e usar um tema com links de spam, no melhor dos casos.

Ainda para mais, é verdade que o repositório de temas oficial pode ser frustrante por ter uma relativamente pequena proporção de temas “modernos”, que funcionam com o WordPress 3.0.

O que fazer?

8 comentários a “Google + “Temas grátis” = malware

  1. João Silas

    Não fazia ideia disto nem nunca me tinha passado pela cabeça, realmente está aqui um grande aviso, obrigado pelo alerto. O que tenho a fazer é mesmo instalar os plugins para ver se detecta alguma coisa.

    Excelente artigo.

    Responder

Deixar uma resposta