WordCamp Lisboa 2011. É desta.

Foram muitos arranques em falso, muitas discussões, dúvidas, desesperos e planos que iam desde o simples ao simplesmente doido varrido. Chegámos até a considerar a hipótese de não organizar. No entanto, após o sucesso dos encontros informais deste ano, e com a ajuda de uma coincidência que nos permitiu dispor do local ideal para o fazer, temos o prazer de anunciar:

WordCamp Lisboa 2011! 24 de Setembro de 2011

O que é um WordCamp?

Os WordCamps são eventos dedicados a tudo o que tenha a ver com o WordPress. São organizados pelas comunidades de utilizadores do WordPress no mundo inteiro e onde criadores, designers, autores e utilizadores comuns podem assistir a apresentações, trocar ideias e conhecerem-se num ambiente informal. O primeiro WordCamp teve lugar em Julho de 2006, em São Francisco e foi organizado pelo Matt Mullenweg, criador do WordPress, em apenas três semanas, tornando-se um sucesso absoluto com 300 participantes.

O primeiro WordCamp internacional de que há relato aconteceu em Israel, no dia 25 de Outubro de 2007. Para dar uma ideia do crescimento que tem tido, esperam-se mais de 1.500 pessoas no WordCamp São Francisco 2011, distribuídas por três dias de evento em dois locais diferentes.

O WordCamp tem-se espalhado pelas capitais e principais cidades do mundo, tais como Paris, Milão, Tóquio, Melbourne, Sydney, Birmingham, Hamburgo, Vancouver, São Paulo, Curitiba, Barcelona, Amsterdão e tantas mais.

Próximos passos

Já temos garantidos alguns oradores de renome, tanto nacionais como internacionais, assim como algumas intenções de patrocínio. No decorrer desta semana vamos lançar o site oficial, onde vai poder ver o programa, consultar mais detalhes sobre os oradores, comprar o seu bilhete para o evento e muito mais.

O local já está definido: o Auditório Agostinho da Silva, na Universidade Lusófona, gentilmente cedido através de uma parceria com o SITI, de quem não nos vamos cansar de falar. Ficarão para sempre na história dos WordCamps em Portugal (que, esperamos, venham a ser muitos mais).

Precisamos de si

A nossa ambição é modesta: “só” queremos que este seja um WordCamp de referência. Quando se falar no WordCamp Lisboa 2011 após o evento, queremos que isso desperte um sorriso entendido naqueles que estiveram, e que os que não estiveram se tentem desesperadamente lembrar porque faltaram à chamada. Só que isso não acontece só por si, precisamos da sua ajuda. Precisamos que:

  • venha ao WordCamp, antes de tudo o mais. A lotação não é infinita, mas queremos esgotá-la;
  • se pode, nos ajude com os custos, através de patrocínios e parcerias. O WordCamp é estritamente sem fins lucrativos.
  • ajude a organizar, se acha que tem um contributo a dar à organização;
  • ajude a divulgar, sempre e em todos os sítios que conseguir;
  • finalmente, ajude no dia do evento. Vão ser necessários voluntários para fazer com que o dia corra de maneira tão tranquila quanto possível.

Assim que lançarmos o site definitivo, vamos também dizer, em concreto, como pode ajudar nos pontos acima.

Alea jacta est, senhoras e senhores!

Uma pequena nota pessoal: parece que foi ontem que nos lançámos na tradução consistente do WordPress, dois inconscientes, com mais vontade do que juízo. Quero deixar aqui dito o orgulho que sinto nas pessoas que fazem parte desta comunidade, seja qual for o seu papel nela. Obrigado a todos 😉

17 pensamentos sobre “WordCamp Lisboa 2011. É desta.

  1. Parabéns pela iniciativa.
    Queremos muito envolver-nos no evento e ajudar na sua organização quer através de patrocínio quer através de apoio logístico.
    Quando tiverem mais informação sobre formas de apoiar o evento por favor comuniquem.

Deixar uma resposta