WordPress 3.2!

(vale a pena ver o vídeo em HD 😉 )

(Tradução do artigo de Matt Mullenweg, publicado em 4 de Julho de 2011.)

Aqui nos EUA celebramos o Dia da Independência. Não imagino data melhor do que esta, em que se promove a liberdade, para lançar mais software livre e ajudar a democratizar a publicação em todo o globo. É com entusiasmo que anuncio que o WordPress 3.2 já está disponível em todo o mundo, quer como atualização no painel de administração, quer para descarregar em WordPress.org. A 3.2 é a nossa 15.ª versão principal e acontece apenas 4 meses depois da 3.1 (que, por sinal, acabou de ultrapassar os 15 milhões de descarregamentos ainda esta manhã), refletindo o aumento da velocidade de desenvolvimento na comunidade WordPress e o nosso compromisso em disponibilizar, tão rápido quanto possível, as melhorias que vamos conseguindo implementar. Esta versão é dedicada ao reconhecido pianista e compositor George Gershwin.

Antes de entrarmos nesta versão, e antecipando o discurso do Estado da Aplicação no WordCamp São Francisco (a conferência anual do WordPress), estamos a conduzir um inquérito ou censo do mundo WordPress. Se tiver uns minutos, responda aqui a este inquérito. Vamos partilhar o que aprendermos publicando os resultados em Agosto.

O objetivo principal desta versão era tornar o WordPress mais rápido e leve. A primeira coisa que vai notar ao fazer login é no design renovado do painel de administração, que solidifica a tipografia, o design e o código por detrás da administração. (Rhapsody in Grey?) Quem está a começar um blog do zero vai gostar do novo tema Twenty Eleven, integralmente em HTML5, cumprindo o plano de substituir o tema padrão todos os anos. Comece a escrever o primeiro artigo no redesenhado editor de artigos, e atreva-se a usar o botão de ecrã completo na barra de edição, entrando no novo modo de escrita antidistração ou modo zen, a minha funcionalidade preferida nesta nova versão. Tudo o que é widgets, menus, botões e elementos do interface desvanece-se para que se possa compor e editar as ideias num ambiente completamente limpo e facilitador da escrita; mas quando o rato desliza para o topo do ecrã, os atalhos mais usados estão lá onde são precisos. (Eu prefiro usar logo F11 e deixar o navegador em ecrã completo, eliminando até o chrome do sistema operativo.)

Quanto ao motor, há bastantes afinações, e uma das mais importantes é a agilização (streamlining) conseguida com o nosso plano anteriormente anunciado de descontinuar o suporte ao PHP4, versões antigas de MySQL e navegadores caducos como o IE6. Isso dá-nos acesso às vantagens que as novas tecnologias nos disponibilizam. A barra de administração tem agora mais uns quantos atalhos para as ações mais comuns. No ecrã de moderação de comentários, a nova funcionalidade de aprovar e responder acelera a gestão de conversas. Vai aperceber-se, com a primeira atualização após a 3.2, que apenas serão substituídos os ficheiros com alterações, e não todos os ficheiros da instalação do WordPress, o que torna o processo significativamente mais rápido em todas as plataformas de alojamento.. Também há algumas funcionalidades divertidas para os temas, que podem ser vistas no Twenty Eleven, como a possibilidade de ter múltiplas imagens de cabeçalho rotativas, para destacar todas as suas fotos favoritas.

E há muito mais para ver, como os novos ecrãs de liberdades e créditos (com ligação a partir do rodapé do painel de administração). Por isso, para ter uma ideia completa, é dar uma vista de olhos na página do Codex sobre o 3.2 ou no marco do Trac que assinala os objetivos atingidos com esta versão, incluindo os mais de 400 tickets fechados.

Esforço comunitário

Finalmente temos uma página de créditos dentro do próprio WordPress (e vai haver uma revisão fixe na 3.3), mas, para que se saiba, aplaudamos esta malta que contribuiu para a 3.2.:
Aaron Brazell, Aaron Campbell, Aaron Jorbin, Adam Harley, Alex Concha, ampt, Andrew Nacin, Andrew Ozz, andrewryno, andy, Austin Matzko, BenChapman, Ben Dunkle, bluntelk, Boone Gorges, Brandon Allen, Brandon Burke, Caspie, cfinke, charlesclarkson, chexee, coffee2code, Cristi Burcă, daniloercoli, Daryl Koopersmith, David Cowgill, David Trower, demetris, Devin Reams, Dion Hulse, dllh, Dominik Schilling, Doug Provencio, dvwallin, Dylan Kuhn, Eric Mann, fabifott, Franklin Tse, Frumph, garyc40, Glenn Ansley, guyn, hakre, hebbet, Helen Hou-Sandi, hew, holizz, Ian Stewart, Jacob Gillespie, Jane Wells, Jayjdk, Jeff Farthing, Joachim Kudish, joelhardi, John Blackbourn, John Ford, John James Jacoby, JohnONolan, Jon Cave, joostdevalk, Jorge Bernal, Joseph Scott, Justin Sternberg, Justin Tadlock, kevinB, Knut Sparhell, kovshenin, Kuraishi, Lance Willett, linuxologos, lloydbudd, Luc De Brouwer, marcis20, Mark Jaquith, Mark McWilliams, Martin Lormes, Matías Ventura, Matt Martz, Matt Thomas, MattyRob, mcepl, mdawaffe, Michael Fields, MichaelH, michaeltyson, Mike Schroder, Milan Dinić, mintindeed, mitchoyoshitaka, Mohammad Jangda, mrroundhill, natecook, nathanrice, Niall Kennedy, Nick Bohle, Nikolay Bachiyski, nuxwin, Otto, pavelevap, pete.mall, Peter Westwood, Prasath Nadarajah, Ptah Dunbar, Rafael Poveda, Rahe, Ramiy, Rasheed Bydousi, Reuben Gunday, Robert Chapin, Ron Rennick, Ross Hanney, Ryan Boren, Ryan Imel, Safirul Alredha, Samir Shah, saracannon, sbressler, Sergey Biryukov, shakenstirred, Sidney Harrell, Simon Prosser, sorich87, szadok, tetele, tigertech, trepmal, Utkarsh Kukreti, valentinas, webduo, Xavier Borderie, Yoav Farhi, Zé Fontainhas, and ziofix.

Bónus: Nos seus perfis WordPress.org, mais de 20,000 pessoas dizem que vivem do WordPress. É uma delas? Não se esqueça de tirar um minuto para responder ao inquérito.

Leave a Reply