Caso de estudo: Bonifácio Wines

Bonifácio Wines é um dos projectos mais recentes desenvolvidos pela WidgiLabs em parceria com o designer Pedro Garcia Marques.

Neste artigo pretendo fazer um pequeno case study sobre o projecto, para falar sobre vários aspectos, desde o nosso ponto de partida até aos possíveis desenvolvimentos futuros.

O principal desafio foi combinar a marca Bonifácio, um negócio de família com mais de 50 anos de história, com um look-and-feel moderno. A marca produz e distribui uma grande variedade de vinhos e queríamos que a actualização de conteúdos fosse disponibilizada para que no futuro ficasse a cargo do cliente.

Para mostrar como lidámos com estes aspectos vamos dividir este artigo em 3 secções: passado, presente e futuro.

O Passado

Quando falámos com a marca pela primeira vez e tivemos oportunidade de analisar o seu site, identificámos imediatamente alguns problemas:

  • O conteúdo ocupava um espaço muito estreito e reduzido do ecrã

  • O site não reflectia a imagem da marca actual em termos de cor e mensagem

  • O conceito inicial, de ter todo o conteúdo cingido ao que seria uma garrafa de vinho não era o mais adequado para não dizer o mais eficiente.

O Presente

Como já referido, a marca Bonifácio é um negócio de família e como tal pretendia que fosse muito simples a qualquer pessoa entrar em contacto. Para servir esse propósito incluímos um rodapé em todas as páginas com informação da localização da empresa, um formulário para determinar como chegar até lá e também um formulário de contacto.

Outro grande desafio foi descobrir como apresentar os produtos de uma forma intuitiva, fácil e que, para o utilizador final, fosse uma experiência agradável de navegação. A maior parte dos sites segue um esquema tradicional de top-down onde se escolhe uma marca, depois um tipo de entre uma lista de  tipos dessa marca (regional, mesa, aguardentes) e finalmente escolhe a categoria (branco ou tinto). Ou seja precisa de 4 cliques antes de sequer ver um único produto.

Procurámos uma alternativa e  inspirámos-nos no portfólio da IDEO’s. Ao seleccionarmos “Produtos”, é apresentada uma prateleira de vinhos seleccionados, em que para cada um deles, com um simples clique se acede directamente à sua ficha técnica. Para quem não está familiarizado com os vinhos da marca, tem aqui uma montra que lhe indica por onde começar a explorar. Na verdade esta página poderia mesmo ser a Home Page do site. Tivemos aqui oportunidade de fazer uma pequena experiência em HTML5 com a tag audio (façam hover nas garrafas para ver o que acontece).

O detalhe de cada produto lista as suas características, prémios ganhos e até mesmo press reviews, assim como uma imagem de alta resolução associada, o que permite uma visão privilegiada das garrafas e dos seus rótulos, muitas vezes subestimados noutros sites do mesmo mercado.

Para cada vinho é ainda criado automaticamente um QR code para que facilmente se aceda à URL do vinho em qualquer smart phone.

Para as restantes páginas, tais como Vinhas e História, adicionámos uma galeria de fotos que traz cor e movimento, para contrastar com o conteúdo estático. Na página de Contactos/Distribuidores existe um mapa do mundo com as várias localizações para onde a marca exporta.

Em termos de tecnologia, usamos obviamente o WordPress em conjunto com um Custom Post Type Vinho desenvolvido por nós e à medida da ficha técnica do produto. Desta forma a marca pode muito facilmente continuar a gerir os seus produtos, sem ter que recorrer a nós.

No que toca a plugins e focando-nos um pouco mais na tecnologia destacamos o uso de dois plugins, entre outros:

O Futuro

Ao finalizarmos o projecto novas ideias surgiram.

Agora que temos uma base de dados com todos os vinhos e características poderíamos facilmente montar outros interfaces para explorar essa informação noutros meios por exemplo mobile, ou até mesmo adicionar um carrinho de compras ao site. Com a integração de um plugin a marca passa a ter  não só uma montra mas também uma loja. Enfim como é do vosso conhecimento as possibilidades com o WordPress são muitas.

Estamos incrivelmente satisfeitos com o resultado que além do mais funciona muito bem tanto no iPad como no iPhone.

Todo o feedback é bem vindo. Se tiverem alguma dúvida, por favor entrem em contacto. Esperamos que tenham gostado!

2 pensamentos sobre “Caso de estudo: Bonifácio Wines

  1. Boas,

    Não sei se seria um dos requerimentos, mas cross browser tests são necessários.

    Em Opera, o menu sobrepõem-se ao logo.

    A utilização de 3 tipos de fontes diferentes (o texto normal parece-me Times New Roman, serifada (na minha opinião é uma fonte muito má para ser utilizada em web, mas pelos vistos é a fonte utilizada nos produtos), nos formulários (input boxes) já é utilizada outra fonte e na textarea é outra fonte..

    Ao clicar no formulário de “Contacte-nos”, surge esta mensagem de erro:

    Ao aceder a cada vinho, o url poderia ser mais SEO & User Friendly.

    E pronto, fica aí os meus 50 cêntimos de opinião 😉

    Bom trabalho!

Leave a Reply