Plugin para quem quer suportar o ‘NÃO’ ao projecto-lei 118

Já muito foi escrito sobre o projecto-lei 118, uma das mais tristes ideias, das muitas dos nossos governantes. Para saber mais sobre do que se trata, o melhor sítio para começar a ler é o artigo com todos os links, da autoria da Mª João Nogueira.

Para todos os que usam WordPress, desenvolvi (fork é a palavra mais correcta) um plugin que mostra uma faixa com o texto “Não à taxa’, no canto superior direito de um site WordPress e que liga à página de protesto no Facebook. Já foi enviado para o repositório, mas ainda não foi aprovado. Para quem quiser, está disponível para download aqui, e pode ser instalado das maneiras habituais. e está disponível para download. Pode também instala-lo directamente no painel, pesquisando por ‘Stop PL118’ na página de instalação de plugins.

Somos muitos a usar WordPress e muitos de acordo que a lei é um absurdo. Vamos ver se conseguimos tornar mais visível o ponto de vista de quem não tem lobbies.

Nota: o plugin foi feito em minutos, em cima do joelho. Se alguma coisa não funcionar, é favor reportar nos comentários deste artigo.

8 pensamentos sobre “Plugin para quem quer suportar o ‘NÃO’ ao projecto-lei 118

  1. Olha Zé, o meu site tem outros demográficos mas logo que soube passei palavra no Facebook. Não se dá só o caso do PL 118. Dei uma vista de olhos no blog que indicas e jonasnuts escreve a 5 de Janeiro:

    Há uma lei, de 1998, que diz que “no preço de venda ao público de todos e quaisquer aparelhos mecânicos, químicos, electrónicos ou outros que permitam a fixação e reprodução de obras e, bem assim, de todos e quaisquer suportes materiais virgens analógicos das fixações e reproduções que por qualquer desses meios possam obter-se incluir-se-á uma quantia destinada a beneficiar os actores, os artistas intérpretes ou executantes, os editores, os produtores fonográficos e os videográficos.” (Artigo 2º, Lei nº 62/98, 1 de Setembro).

    Papel. O que isto diz é que se eu comprar papel, seja de cozinha ou para pôr na casa-de-banho à minha escolha, tenho que pagar à Guilda dos Escritores.

  2. Gostaria de dar maior visibilidade a esta observação pois parece fazer o PL 118 D.O.A. mas também obrigará a fazer revisão da lei actualmente em vigor (refinada em 2004), mas frequento pouco a blogosfera portuguesa. Sorry about that.

  3. Okay, talvez seja exagerado apontar que “suportes de reprodução analógica” inclui papel, e rádios, e televisões, mas depois a lei significa o que a gente quiser. Pofque escrevê-la? Borrões de Rorschach fazem o serviço perfeitamente bem.

  4. Olá Zé, grande ideia. Falta uma anti-ACTA e anti-MAPINET… 🙂

    Entretanto, lamento informar-te que vou ter que desactivar o plugin por um único motivo: a leitura em dispositivos móveis, pelo menos com browsers tipo Opera – a posição é fixa e cobre o conteúdo.

    Ainda não fui ver os ficheiros do plugin, mas deve haver uma ‘position’ que se altere… se sim, onde?

    Abraço,
    CJT

Leave a Reply