Usas WordPress? Junta-te à Comunidade

O WordCamp do Porto foi cenário para o início do debate do que queremos ser e fazer da e na Comunidade Portuguesa de WordPress. Um dos seus principais impulsionadores, Zé Fontainhas, lançou, no primeiro dia do evento, um alerta para o que há a fazer.

A sequela surgiu no dia seguinte, com uma espécie de meetup dentro do Hackday destinado a ser o motor de arranque de um reebot da comunidade.

No Palheta, o fórum de discussão, Nuno Morgadinho deixou algumas notas sobre essa conversa e abriu um novo patamar no processo. Zé Fontainhas deu-lhe seguimento, abrindo a discussão às diversas áreas que poderão ser dinamizadas. Eu cheguei-me à frente para algumas delas, incluindo a comunicação e editorial.

Como não podia deixar de ser, o coração da comunidade é este mesmo espaço. O seu site oficial. É por aqui que tem de passar o mais importante do que se passa na comunidade dos utilizadores de WordPress em Portugal, sejam profissionais ou amadores.

estrada

Este site, esta comunidade, não se fazem sozinhos. Precisam da vossa ajuda, do vosso envolvimento. O que pedimos é apenas colaboração. Digam-nos o que estão ou querem fazer, projectos, eventos, iniciativas. Nós comprometemo-nos a ajudar no que podermos, em concreto na divulgação.

Se o WordPress é uma ferramenta importante para a vossa vida profissional e/ou pessoal, considerem oferecer algo em troca.

O que podem fazer

  • Participar no fórum, respondendo aos pedidos de suporte. Hoje podem estar a ajudar alguém que vos vai ajudar amanhã.
  • Participar nas traduções se se sentirem confortáveis nessa tarefa.
  • Participar na criação da linha gráfica e identidade da Comunidade
  • Promovam eventos e iniciativas relacionadas com WordPress, como meetups e workshops.

O que é um meetup?

É um encontro informal destinado a abordar questões relacionadas com WordPress. Pode ser de temática definida ou não. Num local banal, como um café, uma vez que não necessita de cumprir requisitos específicos, embora seja conveniente que haja internet. Não precisa de um número mínimo de participantes. Duas pessoas já fazem um meetup.

 O que é um workshop?

É um encontro destinado a providenciar a transmissão de conhecimentos e o debate de ideias. Por norma tem temática definida e assume-se como um espaço de formação e informação. Pode ser realizado num local banal, embora mais tranquilo que um café, e com acesso à Internet. Não precisa de um número mínimo de participantes.

Nós ajudamos

Desde logo, a promover e divulgar o evento. Só tens de nos fazer chegar a informação.

Se tiveres dúvidas, estamos aqui para tentar esclarecer. Não esperes milagres, porque não temos todas as respostas. Mas é assim que se faz uma comunidade activa, com entreajuda de todos.

Leave a Reply