Está na hora do novo site da Comunidade Portuguesa de WordPress e contamos contigo

Já passou mais de um mês. Foi a 3 de Dezembro passado que aqui publicamos um desafio: “Queres fazer o novo website da Comunidade Portuguesa de WordPress?“.

Neste período houve três manifestações de interesse e uma proposta concreta. Se me permitem a expressão, é uma miséria. Para uma tão larga comunidade de utilizadores, incluindo – e sobretudo – muitos profissionais, era de esperar mais. Muito mais.

Não esperava filas de pretendentes. Afinal, o dote prometido não é avultado. Não esperava ver ‘guerras’ intestinas entre interessados em fazer o site. Não acreditava que iria receber dezenas de CVs. Nem sequer sonhava em ter duas mãos cheias de pessoas a desejar abraçar este projecto. 

wordpress

E tudo isso se confirmou. Não houve filas, não há ‘guerras’, nem CVs, nem uma dezena de candidatos à tarefa. Apenas uma orgulhosa proposta. Que muito agradecemos.

Foi inevitável recordar-me do que Zé Fontainhas aqui escreveu na antevisão do WordCamp Porto e da extraordinária citação do filósofo José Gil.

Nisso, como em tantos outros aspectos, o Portugal de hoje prolonga o antigo regime. A não-inscrição não data de agora, é um velho hábito que vem sobretudo da recusa imposta ao indivíduo de se inscrever. Porque inscrever implica acção, afirmação, decisão com as quais o indivíduo conquista autonomia e sentido para a sua existência.

José Gil — Portugal Hoje, O Medo de Existir

Sim, todos nós sabemos que os tempos não estão fáceis, que o trabalho nos ocupa muitas horas, que há a obrigatória atenção a dar à família e amigos, que é essencial reservar algum espaço para o lazer. Sabemos tudo isso.

Mas sabemos igualmente que o WordPress faz parte das vossas vidas. Profissionais e pessoais. Que nos é dado de forma gratuita e graças ao trabalho e empenho doado de muitas pessoas de todo mundo. Que formam uma comunidade. Como aquela que criamos em Portugal e queremos alargar.

Com o novo site, pretendemos uma casa nova para a Comunidade Portuguesa de WordPress. Para que seja melhor e mais útil a todos. O nosso ponto de encontro. Um local simples mas agradável. Acreditamos que também seja este o teu desejo. Por isso, aguardamos a tua proposta. Está na hora.

Onde está a Comunidade Portuguesa de WordPress

Email: info (at) wp-portugal.com
Twitter: https://twitter.com/wp_portugal
Facebook: https://www.facebook.com/WordPressPortugal/
Google+: https://plus.google.com/u/0/b/108483888964609906121/108483888964609906121/

 

9 pensamentos sobre “Está na hora do novo site da Comunidade Portuguesa de WordPress e contamos contigo

  1. Olá José Freitas! Percebo o teu desapontamento mas gostava de colocar uma questão: tens a certeza de que a Comunidade “apanhou” o teu desafio? Falo por mim, foi um acaso ter visto agora este teu texto e não tinha visto o primeiro. Talvez seja alguma preguiça de visitar o wp-portugal.com ou apenas desencontro, mas temos de dar alguma margem: até há bem pouco tempo os artigos aqui no wp-portugal.com eram poucos e não estimulavam um retorno frequente. Agora que isso mudou, especialmente graças a ti, é natural que escape algum conteúdo, ainda mais nesta altura das festas.

    1. Claro que sim, Álvaro. Estamos a dar uma margem e compreendemos que a época do ano foi propícia à descontração. Queremos criar uma comunidade activa de utilizadores de WordPress em Portugal e, para isso, contamos com muitos mais do que aqueles que têm, até agora, colaborado. É necessário, no entanto, que as pessoas dêem um passo em frente.

  2. Obrigado,
    Só agora vi o aviso!
    Coloco os meus artigos em alemão no WP alemão e tenho colocado os meus artigos em português no www,antonio-justo.eu gostaria de os ver no WP português.
    Acho o projecto muito oportuno e importante. Para quem publica torna-se por vezes difícil ter uma visão do que é mais eficiente e importante.
    Anenciosamente
    António Justo

  3. Caro José Freitas, eu estou como o Álvaro Góis, desconhecia o desafio, mas gostaria de contribuir, para um novo Website da comunidade WP! Aproveito para partilhar por outros meus colegas. Abraço para ti e para a comunidade!

    ps: vamos largar esses velhos hábitos 🙂

  4. Boas a todos,

    Eu cheguei a ler o primeiro artigo a pedir colaboradores para a criação do novo site do wp-portugal e na altura não queria estar a comprometer-me mas como em tudo, com um bocado de esforço tudo se consegue.

    Estou disponivel para ajudar no que toca ao front end 😉

  5. O tempo é relativamente apertado com a entrada de vários projetos, porém o meu interesse em ajudar a Comunidade continua de pé.

    Sendo assim José, o que eu te pergunto é a nível de datas de lançamento? Temos alguma perspetiva já definida?

    1. Olá Tiago,
      Não existe uma data definida. Estamos na fase de aguardar pelas propostas das pessoas que manifestarem interesse, sobretudo após este segundo artigo, fazer uma opção e avançar.
      Depois de feita essa escolha será, então, definida uma data para a conclusão.

Leave a Reply