O Melhor da Semana n.º 18: cuidado com os plugins comerciais ‘gratuitos’

O WordPress tem um repositório de mais de 30 mil plugins gratuitos. Apesar deste extraordinário número há ainda mercado, e parece-me cada vez maior, para plugins premium ou comerciais. Para estes casos já se sabe que há quem não esteja disponível para pagar, pretendendo beneficiar do mérito e esforço de outros sem reconhecer o seu trabalho. Para além das questões éticas e morais, que ficam à consciência de cada um, há que ter um cuidado extremo com as versões ‘gratuitas’ de plugins premium. Muitas vezes, como nos diz Denis Sinegubko, trazem linhas de código extra. E estas não são oferta.

Tom McFarlin começa por nos dizer que um dos aspectos mais aborrecidos de criar temas WordPress é a personalização e a definição de estilos para o modelo dos comentários. Por isso deixa uma sugestão de como remover tags HTML vazias.

É o WordPress adequado para fazer ‘live blogging’? Que opções existem? Hoje contribuimos para o esclarecimento.

Num momento em que, por cá, a Comunidade Portuguesa de WordPress procura consolidar-se junto de um tão elevado número de utilizadores, o sentido de comunidade é abordado num interessante texto com um título não menos interessante: A Igreja do WordPress.

Já por aqui o dissemos e provavelmente iremos repetir em breve: há cada vez mais pessoas a consultar sites através de smartphones ou tablets, com uma enorme amplitude de tamanhos de ecrãs. Portanto, quem faz sites tem a obrigação de prestar atenção às características da web móvel.

Uma das primeiras coisas que aprendi quando comecei no jornalismo foi acerca da necessidade imperiosa de contar histórias. Fazer jornalismo é, sobretudo, contar histórias. Melhor, fazer uma qualquer actividade que tenha uma componente de criação passa por contar uma história. Criar websites ou conteúdos estão dentro desta categoria. Daí sugerirmos uma forma de contar histórias para que estas sejam partilhadas facilmente por outros.

2G2015.lowres

An Example of How To Remove Empty HTML Tags, por Tom McFarlin (EN)

Is WordPress Suitable For Live Blogging?, por Matt Davis (EN)

Unmasking “Free” Premium WordPress Plugins, por Denis Sinegubko (EN)

The Church of WordPress, por Mike Jordan (EN)

Essential design tips for the mobile web, por Kerry Butters (EN)

How To Tell Stories Others Want To Share, por Addison Duvall (EN)

O Melhor da Semana é uma amostra referencial e não exaustiva. És autor ou  conheces algum artigo que merece ser destacado? Faz chegar essa informação através do formulário de contacto e colabora com a Comunidade Portuguesa de WordPress.

Leave a Reply