O Melhor da Semana n.º 31: futuro do WordPress, segurança e as regras GPL

A ‘inevitável’ questão da política comercial dos temas, sim, mas bem mais que isso motivou Philip Arthur Moore a escrever um dos mais intensos artigos relacionados com o WordPress nos últimos tempos. Bom, pelo menos desde que começamos com o Melhor da Semana, já lá vão 31 semanas.

“Estamos a arruinar o WordPress – Isto tem de parar”, aponta as razões do eventual caminho da ruína e aquilo que é necessário fazer para parar o processo.

WordPress_license

O WordPress tem reforçado de forma significativa a segurança de todo o sistema. No entanto é sabido que não há software perfeito. Há, no entanto, formas de colocar mais uns quantos aloquetes em cada instalação. Usando, por exemplo, o ficheiro htaccess.

Uma das dúvidas de quem chega ao ‘universo’ WordPress, ou a outro sistema de código aberto, é saber se é mesmo gratuito e se será gratuito só até um determinado período de tempo. Joe Fylan ajuda a responder no que ao WordPress diz respeito. Se é verdade que a licença GPL permite aos utilizadores usar e modificar o código de forma gratuita e livre (devendo essas mudanças beneficiar do mesmo género de licença), também é verdade que isso não autoriza ninguém a infringir os direitos de marcas registadas, recorda Jeff Chandler.

Quer conhecer um pouco melhor o Git e as vantagens do seu uso? Aqui deixamos uma sugestão.

We’re Ruining WordPress, por Philip Arthur Moore

5 Simple .htaccess Tips to Tighten Your Site’s Security, por Raelene Wilson

Open-Source, the GPL, and your Business, por Joe Fylan

The GPL License Doesn’t Provide The Freedom To Infringe Registered Trademarks, por Jeff Chandler

Git it Right: Better WordPress Development, por Josh Pollock

Leave a Reply