Entrevista a Tiago Martins: “O WordPress continua a ter uma evolução grande e positiva”

Tiago Martins é um dos FuseCoders, equipa que desenvolveu o conhecido tema Krava. Trabalha com WordPress desde 2009 e em exclusivo. Passa os dias a desenvolver portais e campanhas de marketing digital. Tinha residência em Portimão mas agora tanto está lá, como em Lisboa, como onde lhe apetece estar.

Quisemos descobrir as suas ferramentas de eleição, bem como o método de desenvolvimento que prefere.

Quando estás a desenvolver um projecto WordPress quais são as tuas ferramentas principais, em termos de aplicações, serviços?

– Sublime Text 2 – é o meu programa de eleição para programar / codar;

– Mamp – para correr Apache e MySQL na minha máquina;

– LiveReload – Compila LESS e actualiza o meu browser automaticamente;

– GitHub – Para controlar as versões e “backups” dos projetos;

– Virtual Box – Costumo correr ambientes Windows para testar os Websites;

– iOS Simulator – Para testar em iPad e iPhone no computador.

Podemos conhecer qual o teu processo de trabalho, o teu workfow?

O meu workflow é bastante simples, trabalho em servidor local, utilizo controlo de versões com o GitHub e programo no Sublime Text. Ainda existe muita margem de progressão, tenho evoluído bastante com as pessoas que me rodeiam.

Experimentas novas aplicações e serviços com regularidade ou permaneces fiel às tuas preferidas?

Geralmente sou fiel às aplicações e serviços que utilizo, porém considero importante falar com outros profissionais e ver o que eles utilizam, foi desta forma que com o tempo fui evoluindo a minha forma de trabalhar. Nem sempre as nossas preferidas são as melhores, por vezes temos de sair da famosa zona de conforto.

Trabalhas apenas com WordPress ou utilizas outros sistemas de gestão de conteúdos?

Apenas trabalho com WordPress, é o meu CMS de eleição, já passei uma vista de olhos pelos outros, mas neste momento não encontro grandes vantagens em mudar. O WordPress é excelente e existe um mercado enorme. Hoje em dia uma pessoa comum já sabe o que é, ou já ouviu o nome algures.

Quais achas que devem ser os próximos passos do WordPress como CMS, aquilo que gostarias que tivesse e ainda não tem?

Sinceramente não me ocorre nada, o WordPress já teve (e continua a ter) uma evolução tão grande e positiva, desde que a lógica não seja toda alterada por mim está tudo bem!

Tiago Martins

Uma das tuas áreas de trabalho é a criação e venda de temas. Este é um aspecto que tem registado um amplo debate nos últimos tempos. Qual é a tua opinião? Devem os temas ser mais caros?

A criação de Themes e Plugins pagos é realmente algo que está a dar que falar nos dias de hoje, e porquê? Olhamos para alguns casos de sucesso e vemos profissionais a fazer milhões de euros com um “simples” produto.

É um mercado complicado, se já é difícil satisfazer um único cliente, então imagina milhares, na minha opinião a estratégia passa por criar um produto o mais modular possível.

Ainda este ano, a FuseCoders vai lançar mais um produto nos Marketplaces, vamos apostar em estratégias mais sofisticadas e rentáveis. A longo prazo vou “fugir” dos marketplaces e criar plataformas próprias para venda dos meus produtos.

Pessoalmente acho que os temas não devem custar mais que 99$ (podem existir excepções), não são um produto exclusivo, é algo que milhares de pessoas podem adquirir. Em média conseguimos um bom theme por 45/55$.

Alguma sugestão a quem está agora a começar a trabalhar com WordPress?

Para além de o WordPress ser um CMS bastante intuitivo, para aqueles que procuram começar a utilizar esta plataforma aconselho o curso do Nuno Morgadinho (http://cursos.eduke.me/curso-criar-sites-wordpress/) e os Cursos da TreeHouse (http://teamtreehouse.com).

 

Perfil em The Loop é uma rubrica do WP-Portugal. Procuramos conhecer, de forma breve e descomplexada, detalhes e opiniões de pessoas que trabalham com WordPress. As entrevistas tanto podem ser em texto, como em vídeo. É como nos apetecer. A nós e ao entrevistado.

Um pensamento sobre “Entrevista a Tiago Martins: “O WordPress continua a ter uma evolução grande e positiva”

Leave a Reply