O Melhor da Semana n.º45: 5 minutos para o core do WordPress, JSON REST API e taxonomias

Tudo começou há uma semana atrás. No segundo dia do WordCamp Europa 2014, na sessão de perguntas e respostas com Mall Mullenweg (vídeo já disponível). Um participante questionou-o sobre quanto tempo deveriam as empresas relacionadas com WordPress contribuir para o desenvolvimento do projecto. Matt respondeu dizendo que cerca de 5 por cento seria um bom valor e apresentou os seus argumentos. No seu blog explanou-os. Em ambos, na sala e no blog, admitiu que na Automattic ainda não tinha chegado a esse objectivo.

Na audiência, Tony Perez, CEO da Sucuri, escutou e, no seu blog, apresentou uma visão do assunto. O mesmo aconteceu com Vladimir Prelovac, do ManageWP, e Brian Krogsgard. Ben Metclafe também abordou o assunto.

Lá para o final do ano será lançada a versão 4.1 do WordPress. É possível antecipar, desde já, a principal novidade: a integração do plugin JSON REST API no core. Entretanto, pode aprender a fazer um plugin para criar e editar artigos usando a JSON REST API.

Para quem chega ao WordPress há alguns termos difíceis de entender. Nada de espantar, mesmo quem está neste universo há algum tempo também tem dúvidas. Esta semana recomendamos um artigo para compreender os tipos de artigos personalizados e as taxonomias.

Ainda usa o TimThumb? Sim? Bom, deve pensar em mudar. Primeiro porque o WordPress já dispõe de uma solução melhor. Segundo, porque vai deixar de ser suportado, diz-nos um dos seus autores, Ben Gillbanks.

Five for the Future, por Matt Mullenweg

Community, diversity and leadership, por Vladimir Prelovac

Contribution as culture, por Brian Brogsgard

The feasibility and governance concerns behind 5% contribution to WordPress Core, por Ben Metcalfe

WordPress: The Vision of Five And What it Means, por Tony Perez

Processing Forms with AJAX Using the JSON REST API, por Josh Pollock

How to Use Custom Post Types and Taxonomies to Make WordPress Even More Useful, por Joe Fylan

TimThumb is No Longer Supported or Maintained, por Bill Gillbanks

Leave a Reply