Como melhorar a experiência do utilizador no instalador do WordPress

Depois das alterações verificadas nos instaladores de temas e plugins, agora as atenções voltam-se para a experiência do utilizador no processo de instalação.

Uma informação activada por JavaScript pergunta se queremos mesmo instalar algo novo e, depois da confirmação, surge a sequência de passos no ecrã. Andrew Nacin não tem dúvidas: é um procedimento “old school”.

Pesquisa de plugins mais visual
Pesquisa de plugins mais visual


Nacin, um dos programadores do core do WordPress, defende que os utilizadores, enquanto actualizam ou instalam um novo tema ou plugin, devem poder continuar a fazer outras coisas. E os ecrãs desnecessários devem ser eliminados.

Propõe, assim, que seja possível continuar a procurar outros temas e plugins enquanto um tema ou plugin é instalado.
Quer ainda que múltiplos plugins e temas possam ser colocados em fila, para uma instalação progressiva, do género um a seguir ao outro. O progresso, advoga, deverá ser apresentado dentro do instalador e só haverá notificações extra em caso de erro.

Como fazer? Nacin propõe a adicção do scroll infinito na área do instalador, uma vez que o processo não é ainda dinâmico. A interface do utilizador, por seu lado, poderá apresentar uma barra de progresso “subtil” ou verificar-se uma mudança de texto no botão, como “Instalar”, “Instalando…” e “Instalado!”.

O assunto está em debate no ticket #29820 do Core Trac. Esta é a fase em que toda a comunidade é chamada a fornecer ideias e sugestões. Visa o WordPress 4.1.

Um pensamento sobre “Como melhorar a experiência do utilizador no instalador do WordPress

Leave a Reply