O Melhor da Semana n.º47: base de dados, eCommerce, JSON REST API e WP-CLI

O bom funcionamento de um website, WordPress ou não, depende de muitos factores. No caso do nosso CMS preferido um dos elementos chave é a base de dados. Afinal é lá que todo o conteúdo é guardado e é a ela que o servidor recorre quando chega a altura de mostrar páginas ou artigos aos nossos visitantes.

Já se vê, pois, a necessidade de ter uma base de dados em bom estado. Por isso, hoje propomos uma guia para a sua optimização.

base_dados

Há cada vez mais lojas online feitas em WordPress e há sempre muitas dúvidas sobre qual a melhor opção. Como noutras coisas, não há neste aspecto uma solução chave na mão para todos. Aqui deixamos alguns factores a ter em conta.

Com o JSON REST API a chegar ao core do WordPress, queremos saber sempre mais sobre este tema. Por isso aqui ficam dados sobre como trabalhar com taxonomias.

Sejam geeks ou não, há quem goste de gerir o WordPress através da linha de comandos. O WP-CLI (de command line interface) é uma ferramenta importante para estes utilizadores mais avançados. Se quer saber um pouco mais sobre isto e até experimentar, aqui fica um artigo para ajudar a começar.

Quem trabalha na poesia do WordPress (não resisti ao trocadilho) já deverá ter percebido a importância de guardar, para memória futura, snippets de código. Aqui ficam sugestões para criar uma bíblia destes elementos.

Já agora, deixamos  igualmente um artigo para saber mais sobre o importante ficheiro de funções no WordPress.

Optimizing Your WordPress Database – A Complete Guide, por Kevin Muldoon

Working with taxonomies using the JSON REST API, por Josh Pollock

How To Use WP-CLI To Manage Your WordPress Website, por Ahsan Parwez

Custom Functions Bible – and Snippets to Get You Started, por Adam Collins

WordPress Basics: Understanding And Making the Best Use of Your functions.php File, por David Hayes

Leave a Reply