Focus UI

O que é que o WordPress 4.1 tem?

Vamos começar com aquilo que o WordPress 4.1 ainda não tem: a versão Beta 1. É aguardada para muito breve mas ainda não deu sinal de si. Um conjunto de decisões demoradas, quanto aquilo que irá ou não integrar, e o facto de diversos programadores do core estarem a tratar igualmente da 4.0.1 provocou um inesperado atraso no calendário.

Não vai ter ainda o Shiny Updates, que pretende eliminar os itens de informação que surgem quando um plugin, por exemplo, é actualizado. A ideia é tornar esse aspecto mais agradável. Ficará, eventualmente, para o 4.2.

Vamos agora aquilo que o WordPress 4.1 vai ter.

Desde logo a integração do Focus, um sistema que pretende melhorar o actual método de escrita livre de distrações. Mark Jaquith, um dos seus autores, explica em detalhe o sistema que traz, de facto, uma melhoria assinalável a todo o WordPress.

Não está definido ainda se estará activo por defeito mas este é um aspecto a resolver durante a fase beta, mediante as opiniões dos utilizadores.

Entra no core o Sessions UI, que será reduzido a um botão. Quando um utilizador tem mais que uma sessão activa do WordPress, bastará clicar no botão em causa para o desligar das outras, ficando apenas naquela onde se encontra.

 

Leave a Reply