Observador

“O Observador é um caso de estudo de WordPress em todo o mundo”

Não era para ser em WordPress. No início do ano, o Observador estava a nascer num CMS próprio, desenvolvido em .NET e C#, com uma base de dados MongoDB. Era uma equipa externa que estava a trabalhar no processo de criação técnica daquele que viria a ser o lançamento do ano no sector da comunicação social, na opinião da Meios & Publicidade.

Leo Xavier chegou ao projecto como CTO já com parte do percurso realizado. Um dia, com a data prevista para o lançamento do jornal online, em Maio, a aproximar-se demasiado depressa, tornou-se óbvio para todos os envolvidos que havia riscos elevados na continuidade do processo tal como estava.

Leo Xavier

Foi nesta fase que surgiu a ideia de o fazer em WordPress. Leo Xavier contactou Zé Fontainhas, referência pessoal de projectos passados e perguntou se era possível. Zé Fontainhas ouviu o desafio e disse que sim, que era possível, numa espécie de “optimismo inconsciente”, como hoje o classifica.

Tudo isto se passou a dez semanas, dez, da data prevista para o lançamento. Houve um certo receio, admitem, mas durante aquelas semanas não houve hesitações. E o lançamento ocorreu na data prevista, sem dramas, pacífico e “sem notícias”. Melhor, com as notícias que cabem a um órgão de comunicação social publicar mas sem registo de qualquer anormalidade ou dificuldade técnica.

Antes de mais fica o aviso à navegação. Este prazo só foi possível porque já havia uma linha de rumo, um estilo definido e porque foi viável juntar “uma excelente equipa de pessoas”.

Zé Fontainhas
Zé Fontainhas

Uns 5000 commits depois estava lançado o Observador. Agora já leva mais de seis mil e não ficará por aqui. Em rigor, o projecto não está em manutenção, está e continuará a estar em pleno desenvolvimento.

Numa conversa, há muito apalavrada e agora concretizada, com Leonardo Xavier e Zé Fontainhas quisemos conhecer um pouco sobre como foram criadas, primeiro, e como funcionam, agora, as “rotativas virtuais” deste jornal online. E ficamos a saber que há alguns desafios e problemas a ultrapassar. Como sempre.

Certo, refere Zé Fontainhas, é que “o Observador é um caso de estudo WordPress em todo o mundo”.

Uma entrevista para ouvir com atenção (vão lá buscar os blocos de notas):

Os detalhes do “WordPress no jornal Observador” serão o tema do Meetup agendado o dia 5 de Dezembro, em Braga, com a apresentação de Zé Fontainhas.

2 pensamentos sobre ““O Observador é um caso de estudo de WordPress em todo o mundo”

  1. Boas,

    Fantástico como com uma boa equipa se pode fazer tão bem em tão pouco tempo.

    Tenho feito algumas coisas em WordPress com a instalação automática da justyourdomain.com

    Há alguma vantagem em fazer uma instalação manual?

    Eles estão a cobrar pelas contas de Hosting cerca de 2€ e são SSD. É bom? é mau?

    Abç,

Leave a Reply