WP Portugal Slack

WP Portugal já tem ‘team’ no Slack

A Comunidade Portuguesa de WordPress deu hoje mais um passo para reforçar os seus canais de comunicação. Foi criado um ‘team’ WP Portugal no Slack.

Para quem não sabe o Slack é uma ferramenta de comunicação recente (tem cerca de um ano de existência), em estilo de chat, que permite criar canais de discussão. É simples de usar, tem uma curva de aprendizagem curta, e permite a integração com um elevado número de serviços externos. Está ainda presente nos diversos meios, via web e aplicações para desktop e móveis.

Tornou-se no final de Outubro passado o meio de comunicação das várias equipas do WordPress.

A criação do ‘team’ WP Portugal no Slack não vem substituir nenhum dos meios oficiais existentes da Comunidade Portuguesa de WordPress (CPW). É mais um mas não é só mais um.

Não substitui este mesmo website, que continuará a ser o meio oficial da CPW, para a divulgação de notícias e informações que tenham relevância para a promoção do WordPress em Portugal.

Não substitui o site de debate interno, o Palheta. Tal como, neste mesmo fórum, referiu Marco Pereirinha, o uso do Palheta requer que o tema seja de interesse alargado geograficamente e com valor para memória futura. Já o Slack, com os seus canais permite a troca de opiniões e o debate de temas específicos.

No momento de publicação deste artigo existem três canais:

  • ‘general’, que é o canal geral e ao qual todos os aderentes têm acesso;
  • ‘tradução’, para quem participa ou quer participar nas tarefas de tradução do WordPress para português;
  • ‘meetup’, para abordar a realização de meetups.

Serão criados mais canais à medida da sua necessidade e utilidade. Nem todos os utilizadores poderão faze-lo, apenas quem permissões para isso (tal como os perfis dos utilizadores do WordPress). Se acha que é importante criar um determinado canal, informe no Slack da sua pretensão e, se for caso disso, justifique.

Com excepção do ‘general’ ao qual todos acedem, a participação nos restantes requer uma adesão, que é muito simples de fazer.

Para poder participar no ‘team’ WP Portugal é necessário solicitar a adesão (formulário).

Esta presença não vem ainda substituir outros meios, como o grupo no Facebook, seja o geral, sejam os geograficamente identificados.

Todos estes meios são complementares. Devem é ser usados de forma adequada à sua finalidade.

Como sempre, pede-se o tradicional quando falamos em comunidade WordPress:

  • Usem nomes de utilizador que permitam saber com quem estamos a falar;
  • Usem e abusem da informalidade mas mantenham a educação;
  • Ajudem sempre que souberem responder ao que se pergunta;
  • Agradeçam sempre que forem ajudados;
  • Nenhuma pergunta é estúpida quando a dúvida é sincera;
  • Todos são bem-vindos, desde os programadores, designers, front-end developers, utilizadores mais ou menos intensivos a iniciados. O único requisito é que usem WordPress.

Apesar de simples de usar, ninguém nasce ensinado a usar o Slack, por isso a melhor forma de conhecer esta ferramenta é fazer uma pequena visita ao essencial. Se precisarem de apoio extra podem recorrer à Ajuda.

Onde está afinal a Comunidade Portuguesa de WordPress?

 

2 pensamentos sobre “WP Portugal já tem ‘team’ no Slack

Deixar uma resposta