WordCamp Lisboa 2011

WordCamp Lisboa 2015: a festa WordPress em Portugal é a 16 de Maio

Se já sonhaste com a realização de um novo WordCamp em Lisboa e agora sabes que será uma realidade, não penses que é um qualquer fenómeno de ‘déjà vu’. É mesmo uma concretização da Comunidade Portuguesa de WordPress.

Lisboa vai receber a 16 e 17 de Maio o seu terceiro WordCamp. O primeiro dia vai decorrer na Fundação Calouste Gulbenkian, no Auditório 2, com capacidade para 334 pessoas. No exterior, para os momentos de pausa, estarão os belos jardins da instituição, de quem se diz serem extraordinários na Primavera.

O Dia do Contribuidor do WordCamp Lisboa 2015 será no CoworkLisboa, no segundo dia.

Promete-se muito WordPress, oradores e apresentações à altura do momento, magníficos espaços, alimentação adequada ao momento e, acima de tudo, boa disposição.

Já te suscitamos o interesse? Vamos aos detalhes.

O que é um WordCamp?

O WordCamp é um evento informal, organizado pela comunidade local de utilizadores do WordPress, neste caso pela Comunidade Portuguesa de WordPress, com autorização da WordPress Foundation.

É uma iniciativa sem fins lucrativos, em formato de conferência, com o objectivo de estimular o debate, a troca de ideias e conhecimentos sobre WordPress.

É destinada a todos os utilizadores de WordPress, sejam iniciados ou avançados, que façam uso deste sistema numa perspectiva pessoal, social ou profissional.

Não se trata, pois, de algo reservado a um grupo de especialistas que vão falar sobre coisas técnicas. É aberto a todos os interessados em WordPress. Desde aqueles que querem apro­fun­dar os seus con­hec­i­men­tos, até aqueles que ­procuram desco­brir esta ferramenta.

Se a palavra conferência, seminário, colóquio ou outras semelhantes te causa algum arrepio, não estranhes. Também a nós. Por isso, este é um acontecimento dinâmico, interactivo, descontraído e divertido.

O WordCamp é um extraordinário evento para socialização ou, se preferires, obtenção e troca de contactos. Há quem goste mais do termo ‘networking’.

Há eventos WordCamp em diversos locais do mundo. Em Portugal foram, até agora, realizados três, dois em Lisboa (2011 e 2012) e um no Porto (2013).

Este é, pois, o terceiro em Lisboa e queremos fazer dele o melhor de todos.

O que é a WordPress Foundation?

É uma organização sem fins lucrativos cuja missão central é promover e dinamizar o projecto de democratização do WordPress enquanto sistema de código aberto.

O que é o WordPress?

Se estás aqui, provavelmente já sabes. Mas nós explicamos: WordPress é um sistema de gestão de conteúdos (CMS – Content Management Sistem) para a criação, edição e publicação na web, distribuído sob a GNU General Public License, sendo o seu uso gratuito e permitindo a participação da comunidade no seu desenvolvimento.

Vale a pena participar

Gostas do WordPress? Utilizas WordPress em sites pessoais, comunitários ou de âmbito profissional? Não utilizas mas estás curioso? Então o WordCamp é para ti.

Este é o sítio ideal para quem está a começar. Serve para aprender e contactar com utilizadores mais avançados que podem ajudar a esclarecer dúvidas. Serve ainda para fazer amigos.

Os utilizadores de nível médio podem aprender novos métodos e dicas para levar a sua instalação a um nível superior de funcionalidade e torná-la ainda melhor. Podem ainda esclarecer dúvidas e fazer amigos.

Os profissionais do WordPress, sejam individuais ou empresas de desenvolvimento, têm num WordCamp o momento ideal para resolver problemas mais complexos, obter e partilhar conhecimentos e contactar com potenciais clientes e colaboradores. E fazer amigos.

O WordCamp é um evento informal, de partilha, de convívio mas também  muito produtivo.

Sem esquecer a parte das pausas para café, o almoço e a festa. Sim, porque há uma festa.

Vale a pena apoiar

Usas WordPress numa perspectiva profissional? Seja como desenvolvedor, editor, designer, blogger? Tens um espaço de cowork, empresa de alojamento de websites, um ISP, uma empresa de serviços de design, de marketing, comercializas temas e plugins usados por utilizadores de WordPress?

Aproveita esta oportunidade:

  • para garantir mais projecção;
  • para aumentar a visibilidade da tua empresa ou marca;
  • para retribuir algo a uma crescente comunidade que tanto tem ajudado ao crescimento do WordPress em português e não só;
  • é ainda uma boa forma de aumentar o karma.

São também bem-vindos os patrocínios individuais, como forma de agradecer à comunidade portuguesa todo o trabalho que desenvolve na tradução, suporte e divulgação do WordPress em Portugal.

É um investimento com elevado potencial de retorno. Além de contactar de forma directa com todos os participantes, de poder marcar presença no evento, de constar na documentação oficial do WordCamp, terá ganhos amplos de visibilidade no website do evento e nos canais de comunicação da Comunidade Portuguesa de WordPress, incluíndo as redes sociais.

Como podes patrocinar

O WordCamp é um evento para todos. Mesmo para quem pretende patrocinar. Queremos garantir que mesmo quem tem orçamentos mais limitados pode patrocinar o evento e estar presente na lista de apoiantes. Em breve revelaremos mais detalhes.

Bilhetes

Mais uma vez teremos um preço imbatível. Uma ninharia se tiveres em conta que além da presença no evento terás a oferta de uma t-shirt, do almoço e do café e acompanhamentos nas pausas da manhã e da tarde. Ah, e do acesso à festa nocturna.

O preço será anunciado em breve, bem como a data para o início da venda dos ingressos.

Promoção

Ajuda a divulgar e promover o WordCamp junto de todos aqueles que usam o WordPress. Incentiva-os a participar na comunidade.

Acompanha em detalhe a preparação do WordCamp Lisboa 2015 através dos seus canais oficiais:

No Twitter, usa sempre as hashtags #wclx e #wclx15.

Em breve teremos disponíveis banners, botões e outros elementos gráficos, que poderás usar nos seus sites e redes sociais, para ajudar a divulgar este (teu) evento.

Acompanha ainda a Comunidade Portuguesa de WordPress através dos seus meios oficiais e sempre que possível partilha as nossas actividades:

Como ser orador

Tens algo a partilhar com a comunidade WordPress? Uma história sobre como o WordPress mudou a tua vida e a de outras pessoas? Como resolveste um problema técnico complicado? Tens uma ideia em desenvolvimento e queres mostra-la? Queres falar sobre o design no WordPress, ou o desenvolvimento de negócios?

Queremos conhecer as tuas ideias e propostas, pode ser um estudo de caso, uma experiência de vida. De como o WordPress também ajuda a mudar o mundo. Queremos histórias de inspiração.

Prepara-te porque em breve vamos abrir o período de candidaturas para oradores.

Cada apresentação deverá ter cerca de 20 minutos, estando reservado um espaço de 10 minutos para perguntas e respostas. Será feita em português ou inglês, no caso de oradores estrangeiros.

2 pensamentos sobre “WordCamp Lisboa 2015: a festa WordPress em Portugal é a 16 de Maio

Leave a Reply