UE Moss

Meetup WordPress do Porto: IVA, microdados e eventos

IVA para comercialização de produtos digitais para países da União Europeia, microdados e eventos da comunidade são os temas fortes do meetup WordPress do Porto. Será no dia 26 de Fevereiro, pelas 19h00.

Nesta edição regressamos a Matosinhos, desta vez ao Café da Praça, no centro da cidade, junto à câmara municipal.

Estreamos aqui um novo modelo de meetup, eventualmente a repetir nas próximas sessões.

Em alternativa ao formato “Apresentação + P&R”, que usamos até aqui, vamos promover pequenos debates de temas seleccionados. Para evitar a dispersão de conversas, haverá um moderador da conversa.

Eis os temas deste mês:

1. O novo regime de IVA para venda de produtos digitais para consumidores da UE. Teremos a colaboração de Francisco Nuno Teixeira (TOC). Para este tópico abrimos um período para que possam enviar perguntas específicas relacionadas com esta matéria, para facilitar a preparação do nosso convidado. Portanto, se têm dúvidas esta é uma boa oportunidade para as esclarecer.

  • As perguntas devem ser colocadas em comentário a este artigo.
  • Façam a vossa questão da forma mais concreta e específica possível.
  • As perguntas recepcionadas até ao dia 19 serão enviadas ao técnico oficial de contas convidado para que possam ser analisadas com cuidado.
  • Tentaremos apurar da possibilidade de fazer streaming (via Hangout) ou, no limite, gravar a sessão para acesso geral.

2. Eventos WordPress. Há dois WordCamps importantes previstos para os próximos meses, Lisboa e Europa; além disso será debatida a ideia da realização de uma Residência WordPress a promover nos próximos meses. Tema a abordar de forma breve.

3. Microdados. O que são, como usar no WordPress. Haverá uma introdução de 5 minutos e abertura de debate.

4 pensamentos sobre “Meetup WordPress do Porto: IVA, microdados e eventos

  1. A pergunta que eu gostaria de colocar ao Francisco tem a ver com as nebulosas. A situação parece mais ou menos clara no que diz respeito a produtos digitais (temas, plugins, aplicações) enquanto produto acabado para consumo de massas. A minha dúvida prende-se como se posicionam serviços que contribuem para os produtos digitais (onde o cliente final é único). Lembrar que do outro lado, o produto resultante — que é bem mais do que a soma dos serviços prestados a partir de Portugal —, serão faturados ao abrigo da política fiscal local. Por fim, a variável país de destino europeu fora união europeia e dentro tem algum impacto?

  2. – Subscrevo a questão das ‘nebulosas’ que o Pereirinha referiu.
    – Se o meu cliente, enquanto prestador de serviços, estiver isento de IVA em Portugal, está na mesma obrigado a entregar o IVA em cada país para onde vende o seu serviço?
    – E o caso contrário? É possível uma empresa não estar isenta em Portugal e estar isenta noutros países? Como o poderá saber?
    – Qual o processo para pagar o IVA aos outros países.

  3. – O IVA é sempre pago no país onde o serviço, produto, etc, é vendido. Não se tem de pagar IVA no país terceiro. Isso é um dever do próprio cliente, onde quer que este esteja.

    – Para saber como pagar IVA noutros países efetue uma procura on-line e irá encontrar algumas assuntos relacionados.

    1. Olá Manuela,
      A questão do IVA abordada neste meetup é a referente à comercialização de produtos de distribuição digital. Dentro da União Europeia e desde 1 de Janeiro passado que o IVA cobrado na compra de aplicações, músicas, ebooks, vídeos, comunicações de telemóvel, temas, plugins, processamento e armazenamento na cloud, ou, enfim, outros bens imateriais e serviços distribuídos na Internet passou a ser aquele que está em vigor no país de origem do consumidor. Pode encontrar mais dados neste artigo.

Leave a Reply