Separação de termos partilhados nas taxonomias muda no WordPress 4.2

Esteve previsto para o 4.1, ficou de fora mas agora avança para o WordPress 4.2. Os termos partilhados nas taxonomias vão passar a ser separados quando um desses termos for actualizado.

Esta é uma alteração importante no core do WordPress.

Até este momento, um termo de diferentes taxonomias que partilha a mesma slug partilha também a mesma linha na tabela wp_terms na base de dados. Por exemplo uma etiqueta e uma categoria com a mesma slug ‘noticias’.

bd_term


A partir da versão 4.2, prevista para a semana de 22 de Abril, quando actualizares um termo de taxonomia partilhado, o WordPress irá detectar essa alteração e criar uma nova linha no wp_terms e modificar as associações term_taxonomy.

O term_taxonomy_id mantêm-se mas o term_id vai mudar.

Na maior parte dos casos, esta separação não será notada mas alguns plugins e temas, que guardam IDs de termos como dados estáticos, terão de ser actualizados.

Por exemplo, no artigo em que assinala estas alterações, Boone Gorges aponta Jetpack, WordPress SEO by Yoast, Google XML Sitemaps, All in One SEO Pack, Mailpoet, Advanced Custom Fields, Ninja Forms, Types, Custom Sidebars, Paid Memberships Pro, WordPress Download Manager como alguns dos plugins que terão de ser actualizados para esta novo método.

O WordPress 4.2 irá incluir ferramentas que os programadores poderão usar para facilitar a migração. O ponto mais importante é o split_shared_term.

O Plugin Handbook tem já um capítulo sobre esta mudança.

Os plugins que serão afectados têm de ser actualizados até ao lançamento do 4.2.

Leave a Reply