João Romão

Entrevista com João Romão: “As pessoas que trabalham com WordPress têm um sentimento de partilha diferente”

João Romão utiliza WordPress há vários anos. Foi o sistema que sempre usou para dinamizar os seus negócios. A sua primeira empresa, lançada em 2007, tinha o frontend baseado em WordPress. “Por ser bastante mais fácil e rápido de configurar do que qualquer outra ferramenta (ou desenvolvimento próprio)”, acrescenta.

Recentemente lançou a GetSocial, uma ferramenta analítica para websites que ajuda a perceber como é que o social sharing contribui para o aumento de tráfego e conversões. O WordPress é um dos principais canais de distribuição. O plugin gratuito Share Buttons by GetSocial.io foi lançado há uns meses, na recta final de 2014, e conta com mais de seis mil downloads e mais de mil instalações activas.

Quando estás a desenvolver um projecto WordPress quais são as tuas ferramentas principais, em termos de aplicações, serviços?
O meu método de desenvolvimento é baseado em duas principais aplicações/serviços. Para programação utilizo o SublimeText e para hosting a Digital Ocean. Depois de criada a instância WP, tenho alguns plugins que são instalados logo nos primeiros 5 minutos.  São eles o Akismet (Anti-Spam), o Disqus (comentários), Evegreen Post Tweeter (tweets automáticos durante o dia), WordPress SEO (SEO pack da Yoast), WP Fastest Cache (performance) e WP Smush.it (performance). Obviamente que é também instalado o plugin da GetSocial. Não é raro recorrer a temas pré-feitos no Theme Forest ou, mais recentemente, utilizando a Genesis Framework. O nosso blog é um bom exemplo desta framework, onde utilizamos o tema Generate Pro.

Podemos conhecer o teu processo de trabalho, o teu ‘workflow’, ou os métodos habituais?
Utilizamos metodologias ágeis de desenvolvimento. Temos apenas uma reunião semanal de equipa onde planeamos todas as actividades de produto e de marketing para a semana seguinte e onde definimos objectivos (crescimento e receita). Esta reunião tende a não demorar mais do que 60/75 minutos. Em termos de desenvolvimento, temos um processo bem definido, onde as tarefas chegam aos developers já funcionalmente especificadas e com um primeiro design mockup feito. Depois de desenvolvida a tarefa, esta é colocada num ambiente de testes, onde é verificada por vários membros da equipa. Se estiver tudo de acordo com a especificação é lançada para produção.

Experimentas novas aplicações e serviços com regularidade ou permaneces fiel às tuas preferidas?
Estou sempre atento a novas aplicações e serviços mas tenho pouca flexibilidade para mudar, especialmente se já estiver dedicado e rendido a uma determinada marca ou aplicação. Contudo, caso existam argumentos de peso, nomeadamente no que toca à performance ou ao resultado esperado, nunca digo não a uma boa oportunidade. Da minha experiência, verificar que existem sites similares a utilizarem determinado produto, e que há ‘case studies’ sobre essa utilização, pode ser um factor que aumenta consideravelmente a minha probabilidade de mudança.

Trabalhas apenas com WordPress ou utilizas outros sistemas de gestão de conteúdos?
WordPress sempre. Contudo, fruto da operação GetSocial, sou capaz de averiguar o Joomla ou o Drupal para desenvolvimentos futuros.

A tua empresa lançou o plugin GetSocial para WordPress. Para que serve o GetSocial? Verdade. O plugin GetSocial é uma forma muito fácil de qualquer utilizador WordPress adicionar botões de social sharing ao seu site, sem qualquer recurso a código. A grande diferença passa pelos diferentes formatos que oferecemos e pela camada analítica que o produto alberga. Em primeiro lugar, ajudamos os sites a compreenderem de uma forma mais completa a actividade social do seu website. Isto inclui não só as clássicas partilhas nos share buttons mas também em métodos alternativos com o “Copy & Paste” do URL da página. Desta forma, os websites podem ter uma visão generalizada de que utilizadores, posts ou redes sociais estão a ter uma melhor performance para os seus objectivos. Ajudamos os websites a entenderem melhor o comportamento dos seus utilizadores sociais (aqueles que fazem partilhas), comparando-os aos não sociais. Analisamos também que utilizadores interagiram com determinados produtos ou artigos, sendo particularmente relevante no eCommerce onde podemos dizer a uma marca quais foram os utilizadores que partilharam determinado produto.

Como foi a receptividade dos utilizadores?
Ainda é cedo para dizer. Contudo, pelas estatísticas disponibilizadas pelo WordPress temos umas das mais altas taxas de retenção de produto, o que é explicado pela novidade do mesmo. Temos recebido muito feedback (a comunidade WordPress é excelente nisso) e com isso temos melhorado imenso o produto. Nos próximos tempos vamos inclusivé desenvolver algumas coisas específicas para o ambiente WordPress, como a capacidade de gerir a visualização dos nossos elementos entre páginas, artigos, categorias, etc.

Há uma opção gratuita e outra uma paga no plugin. Como tem corrido esta última?
Muito bem, especialmente neste ambiente WordPress. A nossa taxa de conversão (gratuito para pago) é saudável, porém depende muito do mercado americano, que representa cerca de 90% da nossa facturação. A subscrição do plano pago é justificada por necessidades de alguns websites em terem partilhas em ambiente mobile e também por algumas escolhas de design, nomeadamente através da nossa funcionalidade de agregação de shares para cada artigo.

Quais são os próximos passos do plugin?
A nossa visão passa por criar uma app store de aplicações sociais para WordPress para todas as necessidades de um website: desde awareness à conversão. Assim, iremos lançar muito brevemente as primeiras aplicações de geração de leads e captura de emails, adicionando valor à operação dos nossos utilizadores e clientes.

Quais achas que devem ser os próximos passos do WordPress como CMS, aquilo que gostarias que tivesse e ainda não tem?
Existe claramente uma tendência desde há alguns (poucos) anos para cá e que se vai materializar cada vez mais que é o marketing de conteúdo. Acredito que o WordPress será cada vez mais importante, não só para indivíduos como também para empresas e negócios na sua generalidade. Com um grande foco por parte destas organizações em chegarem aos seus potenciais clientes através de conteúdo, existirá uma forte necessidade de boa e eficaz distribuição do mesmo. Creio que ainda está para chegar uma plataforma que sejam suficientemente automática e inteligente na distribuição do conteúdo que lá é produzido. O WordPress, como CMS, poderia estar na vanguarda desta tendência.

Alguma sugestão a quem está agora a começar a trabalhar com WordPress?
Leiam bastante sobre a plataforma e apresentem-se à comunidade. É fantástico o que se consegue atingir em tão pouco tempo neste ambiente colaborativo e produtivo. Existem, tal como este, sites e comunidades fantásticas à volta do WP e também grupos muito activos nas principais redes sociais. Acredito que as pessoas que trabalham diariamente com WordPress têm um sentimento de partilha diferente, especial, muito baseado no conhecimento, na ajuda e no fazer. Aproveitem. É algo que deverão e poderão capitalizar rapidamente com resultados para vocês e para as vossas empresas.

Leave a Reply