WordPress 4.3 e 4.4 tem lideranças definidas

Com a versão 4.2 em fase Beta e visando o lançamento oficial na semana de 22 de Abril, a equipa do ‘core’ do WordPress está a projectar as actualizações seguintes.

Mantendo o percurso traçado desde o WordPress 3.5, de rodar a liderança da equipa, estão escolhidos os nomes para as versões 4.3 e 4.4.

Konstantin Obenland foi o indicado para ser o sucesso de Drew Jaynes, que é o líder da 4.2. Alemão de nascimento mas a residir nos EUA, Obenland trabalha para a Automattic e será o responsável pelo WordPress 4.3 previsto para Agosto.

Konstantin Obenland

Konstantin Obenland no WordCamp Europe 2014

Scott Taylor fica com o WordPress 4.4, anunciado para Dezembro. É engenheiro de software na equipa de notícias interactivas do The New York Times.

O líder de cada ciclo tem a missão de definir os parâmetros dessa versão, incluindo a agenda, prazos, os plugins que vão passar a integrar o ‘core’, a visão e perspectivas futuras de todo o sistema. Enfim, significa uma importante carga de trabalhos porque o que aqui enunciamos é apenas uma parte daquilo que tem para concretizar dia-a-dia.

Divisão de termos em taxonomias

Uma das principais novidades, em particular para autores de temas e plugins, do WordPress 4.2 passa pela partilha de termos partilhados na taxonomia. Estes passarão a ser separados quando um dos termos em causa registar uma actualização.

Assim, se tens um plugin que guarda ID de termos em post meta, user meta ou opções é muito provável que tenhas de actualizar o plugin para evitar problemas.

Leave a Reply