Press This

WordPress 4.2 Powell lançado. Eis as novidades essenciais

Está lançado o WordPress 4.2 “Powell”, em homenagem ao pianista de jazz Bud Powell.

Com a crescente importância dos dispositivos móveis na forma como as pessoas consomem internet, o WordPress dá mais alguns passos na mobilidade e acessibilidade.

O Personalizador foi alvo de atenção particular para funcionar melhor em equipamentos móveis e esta é uma novidade importante que nos chega com o WordPress 4.2.

A nova versão permite ainda descartar informações no painel de administração. Os autores de temas e plugins podem agora acrescentar .notice e .is-dismissible como classes adjacentes na área de avisos fazendo com que possam ser automaticamente dispensáveis.

Outra dado importante passa pelo incremento da qualidade de consulta por parte de invisuais, com uma maior compatibilidade com leitores de ecrã. A versão 4.2 inclui um novo método JavaScript: wp.a11y.speak(). É uma forma do core fornecer actualizações ao vivo de eventos JavaScript para utilizadores que usam os referidos leitores de ecrã.

Os autores de plugins e temas podem passar a usar esta funcionalidade no frontend ou no backend.

O WordPress 4.2 inclui suporte para Emoji, integrando muitos emoticons. Até agora só os emoticons rudimentares estava disponíveis e sem suporte oficial pelo ‘core’.

WordPress Emoji

Há também melhoramentos na pesquisa, instalação e pré-visualização de temas, usando o personalizador. Passa a ser possível experimentar a mudança de temas e aplicar personalizações sem afectar o site ao vivo. Também a instalação de plugins está melhor. O separador Adicionar Plugins oferece a instalação e activação automática. Elimina-se um passo no processo. Quem, no entanto, preferir um maior controlo sobre o processo, pode continuar a instalar o plugin e activa-lo mais tarde.

O plugin “Press This” passou a fazer parte do core, facilitando a publicação de conteúdos que os utilizadores encontram na internet. A ferramenta permite a selecção de pedaços de páginas web, incluindo textos, imagens e vídeos. O Press This vem acompanhado de um ‘marcador’ que pode ser acrescentado à barra de ferramentas do navegador. Sempre que vires algo que pretendes usar, basta carregar no marcador para abrir uma janela de publicação. Também estará disponível nos dispositivos móveis.

Press This

A estrutura de taxonomias foi alterada e este é um ponto muito importante no WordPress.

Até agora, um termo de diferentes taxonomias que partilhava a mesma slug, partilhava também a mesma linha na tabela wp_terms na base de dados. Por exemplo uma etiqueta e uma categoria com a mesma slug ‘noticias’.

A partir do 4.2, quando actualizares um termo de taxonomia partilhado, o WordPress irá encontrar essa alteração e criar uma nova linha no wp_terms e modificar as associações term_taxonomy. Assim, o term_taxonomy_id mantêm-se mas o term_id muda.

Alguns plugins e temas que guardam IDs de termos como dados estáticos, terão de ser actualizados (esperamos que já tenham sido).

Leave a Reply