WordPress 4.2

O Melhor da Semana N.º 74: WordPress 4.2 e 4.1.3, API, plugins e SSL

Foi uma semana em cheio para o WordPress. Em pouco mais de três dias tivemos uma actualização de segurança, a versão 4.1.2, depois o lançamento da nova 4.2 e logo a seguir a 4.1.3. Esta veio resolver um problema causado pela 4.1.2, reparando um a forma como era escritos na base de dados alguns caracteres. Teve uma abrangência muito limitada porque quem usa os codificadores UTF-8 e latin1 (os mais comuns, em especial o primeiro) não foi afectado.

Claro que a questão seria também resolvida na 4.2 mas é sabido que há quem não a aplique de imediato, nos primeiros dias ou mesmo durante muito tempo. Daí impor-se a 4.1.3 que foi actualizada de forma automática (excepto para quem não permite).

No WordPress 4.2 há mudanças que envolvem a API do TinyMCE. Um tema que merece ser acompanhado pelos programadores.

Interessará a todos os programadores mas também designers, autores, enfim, a todos os que de uma forma ou outra fazem uso do WordPress. É um artigo de Curtis McHale que merece atenção e análise.

Já que falamos em actualizações, Eric Karkovack sugere passos a concretizar quando uma actualização de um plugin corre mal.

Entretanto, Daniel Katz aproveitou alguns minutos para abordar alguns mal entendidos legais em redor do uso de imagens. E isto mexe com todos os que publicam online.

E que tal usar o WordPress apenas como uma API para conteúdo? É uma proposta, sobretudo para estudar e analisar, que Eduardo Bouças deixou no CSS Tricks.

Matt Cohen aborda a importância do SSL e dos motivos porque o deve usar, enquanto Brian Jackson deixa um tutorial completo de como migrar de http para https.

Por fim, Rachel McCollin diz-nos porque razão não devemos incluir URL no código de temas ou plugins e devemos usar as funções para criar URL de forma dinâmica.

Ah, para o fim aproveitamos para lembrar que o WordCamp Lisboa 2015 está a menos de três semanas.

Um pensamento sobre “O Melhor da Semana N.º 74: WordPress 4.2 e 4.1.3, API, plugins e SSL

Leave a Reply