WordPress Foundation

WordPress Foundation processa dono de domínios que infringem a marca registada

A WordPress Foundation processou Edward Jeffrey Yablon, dono de diversos domínios que usam o termo WordPress. No processo alega que os visados infringem os direitos da marca WordPress.

Em causa estão domínios como TheWordPressHelpers.com, TheWordPressHelpDesk.com, TheWordPressTrainers.com, TheWordPressTeachers.com, TheWordPressDoctors.com, WordPressTraffic.com e TheWordPressTutors.com. Todos os últimos encaminham para o primeiro.

A WordPress Foundation determinou de forma clara como outras entidades podem usar a marca registada WordPress e uma das regras proíbe a utilização de nomes de domínio: “Under no circumstances is it permitted to use WordPress or WordCamp as part of a top-level domain name.”

No texto do processo, a WordPress Foundation refere ter contactado os visados por diversas vezes, pedindo que acabassem com o uso indevido do nome. Em resposta tiveram um processo de oposição apresentado num organismo de litígio relacionado com o uso de marcas registadas.

A WordPress Foundation pede o fim do uso das marcas registadas, o arquivamento do processo de oposição, a entrega de quaisquer lucros retirados pelo uso das denominações e o pagamento entre mil a cem mil dólares por cada nome que infringe a propriedade da marca.

A WordPress Foundation é uma marca registada fundada por Matt Mullenweg com o objectivo de dar continuidade ao projecto de código aberto WordPress, “democratizar a publicação através de software Open Source, GPL“.

O objectivo é assegurar o acesso gratuito, para sempre, dos projectos de software que apoiam.

Leave a Reply