Ligação com editor no WordPress 4.3

WordPress 4.3 traz melhorias no editor e cabeçalhos alterados no painel

Os apreciadores de Markdown vão gostar das alterações previstas para o editor a partir do WordPress 4.3.

O editor vai trazer atalhos de texto que podem ajudar os utilizadores a escrever de forma mais simples e objectiva.

Por exemplo, carregando em * ou – vai criar de imediato uma lista. O mesmo acontece para 1. ou 1), neste caso para listas numeradas. Se não for intenção do utilizador fazer listas, basta carregar na tecla de regressar para desfazer. É ainda possível usar o botão de desfazer (undo), a combinação de teclas ctrl/cmd+z ou esc.

Começando um parágrafo com entre dois a seis #, converte-se o texto em cabeçalho. Por exemplo, dois # fazem um cabeçalho dois, ### correspondem a cabeçalho três.
Se começar um parágrafo com o símbolo > o texto converte-se em citação.

Barra de ferramentas de ligações

Outra novidade é a implementação de uma barra de ferramentas nas ligações (links). Aparece quando colocamos o cursor em cima da ligação e permite a edição rápida. Mais: carregando no endereço que surge nessa barra abre-se a página num novo separador do navegador.

Cabeçalhos no painel de administração

Esta é uma novidade que interessa a todos mas em particular aos autores de temas, plugins ou frameworks. A versão 4.3 traz uma estrutura de cabeçalhos diferente nos ecrãs de administração.

Neste momento, versão base 4.2 e nas anteriores, o cabeçalho principal nesta área é o h2. A partir do 4.3 passará a ser o h1. Mas apenas na área que descreve o que é aquela página.

Esta alteração, que segue as regras do HTML5, pretende facilitar a acessibilidade do WordPress a pessoas que usam tecnologias de apoio a deficientes.

O h2 continuará a ser suportado, portanto não haverá problemas aos programadores que não fizerem esta alteração. Mas convém ter em conta que a há uma classe nova de CSS: page-title-action.

Um pensamento sobre “WordPress 4.3 traz melhorias no editor e cabeçalhos alterados no painel

Leave a Reply