O Melhor da Semana N.º 103: Licenças GPL e CC no WordPress, WP-CLI e requisitos

A partir de agora não precisas de usar uma licença GPL para os teus temas e plugins. Podes optar pela Creative Commons CC-BY 4.0 e CC-BY-SA 4.0, que passaram a ser compatíveis com GPL. Samuel Wood explica tudo com detalhe.

As questões envolvendo o WordPress, o GPL, as causas e os porquês são apontadas pelas Kinsta. Onde se diz que o WordPress é o que é hoje por causa do GPL.

Licença Creative Commons

Já que estamos numa de anúncios oficiais, esta semana foi actualizada a informação dos requisitos recomendados para os serviços de alojamento. A versão de PHP passou da 5.2.4 para a 5.6 ou superior e a de MySQL para 5.5 ou superior.

Quem ainda usa PHP 5.2.4+ e MySQL 5.0+, pode continuar a usar mas convém saber que estas versões chegaram ao seu ponto final e podem expor, de futuro, os sites a riscos de segurança.

A Human Made decidiu colocar à venda o WP Remote, uma plataforma centralizada que permite gerir diversos elementos de websites, como a actualização de plugins, por exemplo. Tom Willmot refere que o WP Remote precisa de uma nova casa, que lhe dedique mais tempo do que aquele que a Human Made tem agora para oferecer.

Seis anos depois de ter sido iniciado o processo, os metadados dos termos nas taxonomias é agora uma questão resolvida, conta-nos Justin Tadlock. Parecendo que não, este é um tema que interessa a todos.

Foi num abrir e fechar de olhos. Daniel Bachhuber, que mantém o WP-CLI, lançou uma campanha de crowdfunding para o articular com o WP REST API. Foram apenas necessárias cerca de 12 horas para alcançar o objectivo. Daniel mantém aberta a campanha e a adianta que a verba remanescente será usada comprar tempo. Por cada 100 dólares a mais que os 17.500 dólares inicialmente pedidos, vai contribuir com uma hora do seu tempo para o projecto do WP REST API em 2016.

Agora ficaste curioso sobre o WP-CLI  e queres saber mais? Aqui fica um pequeno guia para instalar e usar.

Assim, de repente…

O WordPress está a transformar a indústria do comércio electrónico, refere Ahmad Awais.

Queres saber como fazer uma boa implementação de object cache no WordPress? Justin Sternberg tem algo para dizer.

Hugh Lashbrooke deixa conselhos e sugestões sobre como podem os não programadores contribuir para o core do WordPress. E há mais de uma forma.

Leave a Reply