Calypso

O Melhor da Semana N.º 106: Calypso e o futuro do WordPress, plugins e webdesign

O lançamento de Calypso dominou a semana. A nova interface do WordPress.com, e aplicação que permite gerir sites e blogs nesta plataforma e sites de alojamento próprio com Jetpack instalado, poderá ajudar a perspectivar o futuro do WordPress nos próximos tempos. É o que se percebe do artigo publicado por Matt Mullenweg no seu site e também aquilo que indicam as suas palavras numa entrevista (podcast incluído) ao Post Status.

O desenvolvimento do Calypso (está no Github) tem, claro, uma história e provocou milhares de reacções. Como a de Om Malik. O primeiro jornalista de tecnologia a usar o WordPress.org gostou do que encontrou.

Mas, afinal,o que significa Calypso para os websites auto-alojados? Primeiro, têm de ter o Jetpack instalado para poder usar a app, que ainda só existe para Mac. Depois, a resposta pode resumir-se a um ‘depende’. Depende de como utilizam o website, refere 

Está o WordPress a ser reescrito com Node.js e React? Wes Bos esclarece. Já que falamos em JavaScript e Automattic… Jack Lenox trabalha para a Automattic e continua a publicar desafios de criar temas usando JavaScript.

A REST API causa preocupações de segurança? Robert Abela diz que não há motivos para preocupações.

O Webdesign Depot descobriu o segredo para o webdesign perfeito. E não é mais que o segredo para qualquer negócio que pretende ser bem sucedido: descobrir o que os consumidores querem e dar-lhes isso mesmo. Não é assim um segredo tão grande mas vale a pena ler. No mesmo local, pelos mesmos autores, ficamos a saber que o scroll infinito está a dar cabo da experiência dos utilizadores.

Brenda Barron atreveu-se a criar um plugin. E sobreviveu para contar a sua história. E as lições que aprendeu. Justin Tadlock também fez um plugin e está à procura de ‘beta testers’. Se és autor de temas e gostarias de os gerir através do painel de administração do WordPress, está na hora de cooperar.

Já que falamos em plugins. Marcin Probola efectuou, ao longo de meses, análises a código PHP usando uma ferramenta própria e decidiu experimenta-la em cerca de mil plugins WordPress. Descobriu diversas vulnerabilidades, umas mais graves que outras. Os resultados foram verificados de forma manual, mais tarde, e enviados para a equipa do WordPress.org que trata de os organizar. A maioria dos plugins resolveu os erros detectados. Outros não e foram retirados do repositório.

Leave a Reply