Matt Mullenweg no WordCamp US

O Melhor da Semana N.º 107: JavaScript a crescer no WordPress

Matt Mullenweg será o líder de desenvolvimento da versão 4.7 do WordPress, a lançar no próximo ano, se o ritmo se mantiver como nos últimos anos. Foi o próprio que o revelou na tradicional apresentação do State of the Word 2015, no WordCamp US.

Reforçando que acredita que JavaScript e interfaces operadas por API são o futuro, Mullenweg assinala que o WordPress continuará a ter muitos componentes PHP, embora o desenvolvimento comece a ser muito centrado em tecnologias JS. De resto, sublinhou que uma das preocupações do WordPress, a retrocompatibilidade, pode cair para segundo plano se houver vantagens para uma melhor experiência de toda a plataforma.

Planos para 2016? Aprendam JavaScript. Falta saber que framework.

Depois do muito problemático lançamento da versão 3.0 do Yoast SEO, Joost de Valk faz um ‘mea culpa’, analisa o que correu mal e garante que foram aprendidas algumas lições.

Sabes o que é o wp_kses? É algo que faz parte do core do WordPress mas que acaba por passar quase despercebido. O que vale é que o Tom McFarlin dedicou algum tempo dele para analisar o assunto.

Numa outra perspectiva, o mesmo autor aborda a estratégia dos produtos freemium no universo WordPress.

O lançamento do Calypso já deu, dá e continuará a dar que falar ao longo dos próximos tempos. Um dos co-fundadores do WordPress, Mike Little, apresentou algumas ideias sobre melhoramentos e acessibilidade a propósito de alguns argumentos relacionados com o novo estilo do WordPress.com.

Ahmad Aways, por seu lado, colocou as cartas na mesa e tratou de anunciar algumas previsões sobre o futuro do WordPress. À luz do Calypso, claro.

Quem também decidiu oferecer alguns cêntimos ao debate, e ainda bem, foi John O’Nolan. O fundador do Ghost dá a sua opinião sobre o Calypso, WordPress e JavaScript. A valer a pena sobra ainda o artigo de Scott Bolinger sobre o WordPress, JavaScript e API.

Por fim, no design, Taylor Dewey, da 10up, apresenta a sua visão sobre a usabilidade de botões que devem ser botões e links que devem ser links. O melhor é conferir o assunto.

Um pensamento sobre “O Melhor da Semana N.º 107: JavaScript a crescer no WordPress

Leave a Reply