programadores

O Melhor da Semana N.º 110: Imagens no WordPress, namespaces, segurança, CSS

Está a chegar ao fim o ano de 2015. Um ano de grandes negócios no universo empresarial do WordPress, de grandes desenvolvimentos técnicos que permitem estender a plataforma para novos territórios. Foi também o ano em que o sistema passou a operar 25 por cento de toda a Internet conhecida.

Assim sendo, a Codeinwp decidiu saber se é tempo dos programadores de WordPress começarem a olhar para a diversificação.

Com a chegada da WP REST API ao core, para já a parte da infraestrutura, os programadores passam a ter mais possibilidades na criação de sites mas, ao mesmo tempo, têm de ter cautela com algumas das opções. Por exemplo, nos namespaces, alerta Ryan Fugate.

Outra das grandes novidades da versão 4.4 foi a chegada ao core das imagens responsivas. Tim Evko analisou o que se passa nos bastidores e apresenta alguns detalhes desta funcionalidade.

Os medos dos programadores

Quem faz projectos em WordPress sabe que mais momento, menos momento, terá de mexer em CSS. Goste ou não. Jenni McKinnon sabe que a coisa pode ser confusa e tratou de elaborar um conjunto de dicas para facilitar o processo de trabalhar CSS.

De que é que os programadores têm medo? A julgar pela opinião de Brenda Barron têm medo de muitas coisas. Pelo menos de 20. Incluindo aquela “vou ao Google e resolvo eu mesmo”.

Por falar em programadores. Há umas semanas Mario Peshev abordava, de novo, a questão de quem é ou não programador. Agora foi a vez de

Segurança

A segurança é uma preocupação de todos. Sobretudo de quem faz vida a proteger o trabalho de outros. O pessoal da Wordfence esteve a criar um ‘centro de aprendizagem’ de matérias relacionadas com segurança e concluiu que metade das vulnerabilidades de plugins devem-se a questões relacionadas com XSS (Cross Site Scripting). E depois há aquela coisa do FTP.

Uma excelente forma de avaliar o estado da segurança de sites WordPress é usar o WPScan, uma ferramenta que analisa as vulnerabilidades conhecidas no core, nos temas e plugins, além de verificar senhas de fraca qualidade e configurações de segurança.

Fizeste um site usando Wix e agora descobriste que não era bem aquilo que querias ou pretendes algo mais do que aquela plataforma te permite ter. Já decidiste mudar para WordPress. O problema é que não queres começar do zero. A boa notícia é que não é preciso e até há um tutorial que ajuda a mudar de Wix para WordPress. Fantástico.

Se o desafio é outro e passa por criar um tema WordPress a partir de HTML, Samuel Dawson tratou do assunto. É para iniciados. Ou mais ou menos.

Este é o último Melhor da Semana de 2015. Agora só voltamos para o ano. Aliás, já pensaste o que fazer com o teu site em 2016? Ficam algumas ideias.

Leave a Reply