O Melhor da Semana N.º 112: WooCommerce, Google, alojamento, futuro do WordPress

A WooThemes está a preparar a versão 2.6 do seu produto top, o WooCommerce. A equipa já disponibilizou parte do percurso a seguir no Github mas o debate sobre as novas funcionalidades ainda está a decorrer e Mike Jolley quer a opinião de quem tem algo a dizer. É uma leitura interessante, sobretudo para quem trabalha com a mais importante aplicação de comércio online do WordPress.

Se tens uma instalação WordPress para testes de temas, plugins, funcionalidades, seria bom poderes reinicia-la para as configurações originais sempre que pretendido. Raelene Morey explica como podes fazer.

A Google libertou, há dias, a mais recente versão que se conhece das suas Search Quality Rating Guidelines. São 160 páginas que ajudam a tarefa de quem pretende chegar aos primeiros lugares nos resultados de pesquisas do mais importante motor de busca da Internet. Nick Schäferhoff dá uma ajuda a enquadrar tudo.

Ross Johnson saiu do WordCamp US determinado a agradecer aqueles que são classificados como “WordPress Assembler”, implementadores de soluções WordPress. Por vezes consultores web. Valoriza o papel de quem o faz e propõe uma outra designação “WordPress technician“.

Queres fazer rolar o WordPress no Azure App Server, da Microsoft? Ora aqui está um guia de como fazer para que tudo corra bem.

O WP Shout divulgou os resultados da análise anual efectuada aos serviços de alojamento para WordPress. Os resultados não surpreendem.

É altura de aprender um pouco mais sobre a REST API? Aqui está. Onde se fala ainda das razões de utilização da JSON REST API no WordPress.

Queres saber como usar PHP assíncrono no WordPress? Josh Pollock dá uma ajuda. O que são “hooks” e como os encarar de frente, é a proposta de Thomas Maier.

O futuro

O que nos reserva o futuro para o WordPress, para os bloggers, para as pequenas empresas e para as grandes empresas? Brandon Yanosky arrisca algumas respostas.

Ainda abordando o futuro, Vasken Hauri decidiu elaborar algumas ideias sobre a performance do WordPress, CND, HTTP/2 e mais. Natalia Bogdanets foi mais longe e arrisca uma previsão do que será o WordPress dentro de 10 anos.

Em 2015, a equipa de análise e revisão de temas submetidos ao repositório aprovou 910 novos temas. Um número elevado mas, ainda assim, longe do desejável, atendendo aos inúmeros temas apresentados para avaliação. A partir deste ano, será implementado um sistema que vai fazer a aprovação automática de actualizações de temas no repositório.

E as tendência de 2016 para o universo web? Scrolling, parallax, flat, full-screen, interactivo, com menos páginas e responsivos.

Iniciados e utilizadores

Para quem está a começar no WordPress, o WP Explorer preparou um pequeno guia com alguns dados essenciais. São os passos essenciais, desde a escolha do alojamento até aos temas e plugins.

Já Scott Winterroth apresenta aquilo que os utilizadores do dia a dia devem saber sobre as imagens responsivas que chegara ao core no mês passado, com a versão 4.4.

Leave a Reply