Tecnologias ecommerce

O Melhor da Semana N.º 114: comércio electrónico em WordPress, design, plugins

A WooThemes lançou uma nova versão do WooCommerce. O Dashing Dolphin causou tremideira em quem tem lojas online usando o plugin, tendo em conta o histórico deste tipo de actualizações, mas, desta vez, o processo terá sido menos doloroso.

Como está o mercado do ecommerce? O Codeable foi investigar o assunto e analisar quanto vale, quem domina e quanto se deve esperar pagar por um site de comércio electrónico.

E as tendências do design no ecommerce para este ano? Material design, menus escondidos e contar histórias. Entre outras. E, já agora, aqui ficam os 15 sites WordPress que estão a marcar as tendências do design actual.

Voltando às actualizações. Na comunidade WordPress tem crescido alguma preocupação pelo ritmo de desenvolvimento do sistema de gestão de conteúdos. Em particular junto de empresas e pessoas que produzem temas e plugins e precisam de assegurar a sua permanente actualização. Matt Mullenweg admite que esta situação pode provocar algumas dificuldades mas refere que o passo não será refreado.

O pessoal da Human Made disponibilizoou o Gaussholder. É um plugin que ajuda a fazer a pré-visualização de imagens, de forma mais leve e rápida.

Outro plugin novo é o GlotPress. Ultrapassada a polémica sobre se devia ser ou não um plugin, eis que chega ao repositório. Para ajudar a tradução colaborativa, ao bom estilo da comunidade WordPress. Trata-se de uma versão estável e funcional mas que está em crescimento.

O aspecto fica para os temas, as funcionalidades para os plugins. As boas práticas assim o recomendam. Barış Ünver resolveu aborda a questão do território dos plugins no Tutsplus. O mesmo autor foi mais longe e decidiu ainda falar sobre como usar plugins sem estragar a performance de todo o site.

É uma pergunta frequente: como mudar do WordPress.com para um site WordPress auto-instalado? Há muitos tutoriais espalhados pela Internet, sendo que o WP Lift ergueu mais um. Pode dar jeito.

A Day of REST, uma conferência para programadores relacionada com a WP REST API realiza-se esta semana, em Londres. Daniel Bachhuber contribuiu com 128 horas para o projecto e falou sobre ele à Torque.

Quem gere os sites para outras entidades talvez já tenha sentido a necessidade de criar um ambiente de trabalho diferente, dentro do WordPress. Aqui fica um pequeno guia que pode ajudar nessa tarefa.

Num instante

No codeseekah fala-se de vulnerabilidades nonce a partir de um caso concreto de um plugin.

Para adicionar mais uma camada de segurança, nada como acrescentar uma autenticação a dois passos. Usando, por exemplo, o Google Authenticator.

O ThemeMeme ganhou uma nova vida. Surge como uma resposta às dificuldades recentes da equipa de temas do repositório do WordPress.org.

Por vezes é preciso geolocalizar um site WordPress, entregando aos visitantes de um local conteúdos diferentes dos visitantes de outro. Há algumas opções, incluindo a que aqui se recomenda.

Leave a Reply