O Melhor da Semana N.º 116: Plugins WordPress, WordPress REST API, oEmbed

É um artigo imperdível para quem cria plugins para WordPress. Melhor: é um artigo imperdível para quem cria seja o que for para WordPress, sejam plugins ou temas. Poderíamos ainda ir mais longe e dizer que é um artigo imperdível para quem usa WordPress com intensidade, seja ou não profissional.

Mika Epstein esclarece algumas pessoas que se têm queixado de inconsistências no processo de revisão de plugins. Explica como se processa a avaliação e que as pessoas envolvidas também são humanas. É um artigo que serve para mostrar como se processa a revisão técnica de plugins? É, pois. Mas ajuda também a perceber como uma parte do ecosistema do WordPress funciona. Sendo uma parte importante acaba também por ser relevante para entender como o sistema de gestão de conteúdos opera.

No último fim-de-semana de Janeiro, realizou-se o primeiro dia do contribuidor global, destinado a angariar novos voluntários para o fórum de suporte. Houve 75 participantes que responderam, durante o fim-de-semana, a cerca de 800 pedidos abertos. No fórum português houve três participantes, que responderam a 41 ’tickets’, mais de 5% das respostas internacionais.

Matt Geri começou uma série de vídeos, de nome “WordPress and JavaScript”. No primeiro trata de abordar como registar, ‘enqueue’ e localizar JavaScript.

WordPress REST API

Está tremida a integração da segunda parte, a dos endpoints, da REST API no core do WordPress. Há ainda alguns obstáculos importantes a resolver. Em todo o caso, com a parte da infraestrutura já inserida desde a versão 4.4, cabe a cada programador encontrar as suas respectivas soluções de endpoints. Martijn Schipper deixa algumas recomendações.

Já Roy Sivan tem uma proposta diferente: JavaScript Promises, correlacionadas com a WordPress REST API.

Depois da ‘talk’ que fez no A Day of REST, Daniel Bachhuber partilhou o essencial da sua apresentação sobre a more REST-ful WP-CLI. A conferência da Human Made foi analisada no Post Status, que partilha diversas ligações para quem não pode estar presente.

Quem também andou por lá foi Vítor Silva, que deu este ‘tempo de descanso’ por bem empregue.

Chris Hutchinson, do The Times, aproveitou o trabalho do seu jornal sobre a morte de David Bowie para nos contar como a REST API está a mudar a forma como se contam histórias.

Matt Cromwell experimentou um plugin. Gostou muito e decidiu escrever ao autor a propor algumas novas funcionalidades. Na volta do email recebeu uma resposta negativa, que acabou por aceitar, compreender e partilhar das razões do autor.

Ninguém gosta de spam, nem sequer os spammers, que só gostam do spam que enviam. Em frente. Como ninguém gosta de spam, Brenda Barron faz, no blog da Kista, uma apresentação de como podemos bloquear spam de referências usando o WordPress e Google Analytics.

Jenni McKinnon, por seu lado, ofecere-nos um útil guia para a incorporação no WordPress, usando o oEmbed.

Design

Jenni McKinnon propõe uma descoberta de Flexbox, um módulo de layout em CSS3 destinado a melhorar o alinhamento, direcção e a ordem dentro de um contentor.

UE e EUA

Privacy Shield é o novo nome do acordo entre a União Europeia e os EUA, depois do Safe Harbor ter sido anulado em Outubro pelo Tribunal Europeu de Justiça.

Por falar em coisas legais, Celso Martinho refere que a famosa ‘lei dos cookies’ está morta.

Leave a Reply