Domínios .blog

O Melhor da Semana N.º 129: Segurança, design, .blog e alojamento

O teu tema ou plugin precisa de enviar notificações para os utilizadores? Uma parte das notificações aos administradores são já fornecidas pelo WordPress mas cabe aos autores de temas e plugins personaliza-las e estende-las. Jeff Starr preparou um guia sobre notificações na área de administração.

Notificações são uma coisa, apoio contextual aos utilizadores é outra. Simon Codrington apresenta as suas ideias sobre isto. Já agora, e que tal usares Font Awesome nos teus produtos WordPress? Brian Jackson explica.

A Roots decidiu deixar de utilizar Yoast SEO e passar a usar The SEO Framework. Ben Word explica como e porquê.

Josh Pollock fez diversos plugins, incluindo premium. E apresenta as lições aprendidas ao construir um plugin comercial.

Continuando nos plugins, Mika Epstein lembra os autores que não devem rastrear os utilizadores sem o seu uso claro e explícito.

E que tal WordPress em Docker? Tomaž Zaman explica.

A autenticação na WP REST API nem sempre é fácil. Para ajudar a resolver, John Hoyle apresenta o Authentication Broker.

Helen Hou-Sandí vai ser a líder da versão 4.7. Matt Mullenweg passou a pasta por limitação de tempo. Hou-Sandí já liderou a 4.0. Antes teremos a 4.6, que nos vai trazer mudanças nos ecrãs de categorias e etiquetas.

Em mudança está ainda o directório de plugins. Tal como a plataforma dos fóruns de suporte.

.blog

Automattic, proprietária do WordPress.com, assegurou os direitos de gerir a venda de domínios .blog. São domínios para websites gerais e independente do sistema de gestão de conteúdos a usar. Entretanto, outros registrars podem pedir a possibilidade de vender este domínio de topo.

A Automattic está ainda a proteger as suas marcas Woo.

Ora, e falando da Automattic e do WordPress, Kenshino deixa um pedido: “Stop giving Automattic employees a hard time just because they work for a company that makes money using WordPress. We ALL make money using WordPress.”

Alojamento

Uma das mais polémicas páginas do WordPress.org, a dos serviços de alojamento recomendados, registou uma alteração nas últimas semanas. Sendo alvo de alguma especulação, Matt Mullenweg aproveitou um artigo do Review Signal para esclarecer alguns dados, incluindo a garantia de não haver dinheiro envolvido.

Segurança

A Sucuri divulgou o seu relatório de tendências de sites atacados no primeiro quarto deste ano. Robert Abela diz que há quatro princípios da segurança WordPress que devem ser respeitado. Editar o htaccess também pode ajudar a melhorar a segurança dos sites.

Design

Um simples tweet de Spencer Chen (“Nada é original, especialmente no design”) agitou, há uns dias, o mundo do design, assinalando que alguns logótipos de empresas como a Airbnb, Beats, Flipboard e Medium tinham sido ‘inspirados’ em imagens de um livro de design de 1989, de nome“Trademarks & Symbols of the World: The Alphabet in Design”. O caso levou Brian Solis a reflectir sobre o propósito do design.

A mudança visual do Instagram teve o mesmo tipo de reacções de outras similares. Houve quem gostasse e quem não gostasse. Nada de novo, portanto. Ian Spalter é o chefe de design do Instagram e explicou as suas razões.

O WebdesignDepot também fez a sua análise.

E ainda…

Há ainda coisas a descobrir sobre o Facebook Instant Articles? E sobre o Google AMP?

Por favor, aprendam código, defende Quincy Larson.

O WordCamp Porto 2016 foi um sucesso. Comprovado por quem lá esteve, pelo vídeo documentário, pelas fotos e pelos contributos.

Leave a Reply