WordCamp Europa 2016

O Melhor da Semana N.º 134: WordCamp Europa, WordPress 4.5.3, plugins, design

A semana ficou marcada por dois momentos especiais. Primeiro, o lançamento da versão WordPress 4.5.3 com resolução de bugs e questões de segurança. O segundo foi o WordCamp Europa 2016. O maior evento continental até agora teve um pouco de tudo, como acontece em cada WordCamp. Teve uma sessão de perguntas e respostas com Matt Mullenweg e, desta vez ao contrário do passado, sem grandes novidades. O próximo será entre 16 e 18 de Junho, em Paris, e já há bilhetes à venda.

O directório de plugins está a registar um processo de modernização, como se anunciava desde há uns meses.

Depois de pedir contributos para o projecto WP-CLI, Daniel Bachhuber começa a desenhar um novo caminho para esta iniciativa.

Tempo de Páscoa é igual a tempo de limpeza. Mas o bom pessoal do iThemes também acha que o verão é também uma boa altura para aspirar, pintar paredes e trocar de colchão nos respectivos sites.

Por falar em limpeza, muitos plugins deixam para trás, isto é, na base de dados, resíduos quando são desinstalados. Na maior parte das vezes não provoca impacto na performance de um site mas noutras…

É uma das tradicionais recomendações do Google para melhorar a velocidades de carregamento dos sites: eliminar recursos de bloqueio de conversão. Eis como resolver.

Design

Adam Silver acha que os placeholders são um grande problema na web e não hesita em apresentar as suas razões.

O Glotpress está à procura de um novo design e há muitas propostas. O processo ainda está numa fase inicial, por isso, se tens alguma ideia, proposta, iniciativa ou apenas um bitaite para mandar, esta é a tua oportunidade.

E ainda…

O BuddyPress 2.6 “Espejo” está já disponível.

Recentemente demos conta da chegada ao ‘page builder’ gratuito Elementor. Agora registamos que está traduzido para português, embora, para já, com sotaque brasileiro. A tradução pt_PT está quase pronta e deve chegar muito em breve.

Padrões básicos de PHP para desenvolvimento WordPress.

Leave a Reply