Residência WordPress O que é?

Há um novo evento planeado para Outubro pela comunidade WordPress Portugal e chama-se Residência WordPress. Não é uma iniciativa completamente nova, uma vez que já existiu uma edição em 2013 e este tipo de eventos (link e link) estão também a surgir um pouco pela Europa mas ainda assim gostaria de partilhar a visão original em que se baseia este evento em particular.

Há uns anos atrás participava mais ativamente no Altlab, um hackerspace existente em Lisboa que desde já recomendo. Através do Altlab tive conhecimento de um evento que iria acontecer em Montemor-o-Novo e que se denominava “residência artística mul­ti­dis­ci­pli­nar”. Foi aqui que tomei conhecimento deste conceito de “residência artística” e o que envolvia. Segundo uma entrada na Wikipédia (link) trata-se de conceito que remonta ao ano de 1902 quando um coletivo artístico (ou colónia) chamado Yaddo surge perto de Nova Iorque. A missão desta colónia era:

to nurture the creative process by providing an opportunity for artists to work without interruption in a supportive environment.”

E com base nesta missão ofereciam (como um “patrocínio”) um estúdio onde artistas individuais podiam trabalhar livremente. Até ao dia hoje artistas que trabalharam nesta colónia colectivamente ganharam mais de 66 prémios Pulitzer, um prémio Nobel em Literatura e vários outros prémios e menções honrosas.

A “residência artística” do Altlab consistiu em vários dias passados dentro do castelo de Montemor-o-Novo a hackar arduinos, a programar e a conviver com outros malucos que como eu se dispuseram a dormir dentro de um castelo e a dormir fora de horas durante uns dias.

Em 2013 quando propus uma residência WordPress em Viana do Castelo tinha outros objectivos: o meu propósito era durante alguns dias ter um ambiente livre de distracções em que conseguiríamos trabalhar em projectos em conjunto, colaborar para o WordPress e conviver e aprender coisas novas. E assim foi com alguns poucos (mas bons) malucos que se juntaram. Algumas dessas pessoas continuam felizmente ligadas ao WordPress e fazer coisas muito interessantes em que link e link são só alguns exemplos.

Para esta edição já temos a talk da Ana Aires anunciada mas irão haver mais. Para acabar este artigo e em jeito de conclusão deixo-vos o artigo da Julie Kuehl em que a própria afirma “WordPress Shouldn’t be Learned in Isolation“.

Caso estejas interessado vê os detalhes na página do evento. E caso venhas ao canal de Slack #residencia_wp temos uma surpresa à tua espera. Boa semana!

Leave a Reply