GPL

O Melhor da Semana N.º 149: GPL, Automattic, Wix, WordPress 4.7, botões e taxonomias

Matt Mullenweg descarregou a app da Wix e reparou que havia um conjunto significativo de coisas que lhe era familiar. E era. Era WordPress. O CEO da Automattic não gostou. A Venture Beat assinala que Matt não foi nada meigo com a Wix.

A plataforma de criação de sites não tardou a reagir. Admitindo utilizar partes da aplicação do WordPress, Avishai Abrahami, CEO da Wix, não vê razões para tanto barulho. O chefe do projecto, Tal Kol, também veio explicar o que se passou.

Em causa não está a utilização do código, que é open source, mas sim a não atribuição, contrariando a licença GPL. Entretanto, depois dos artigos da Wix, Mullenweg actualizou o seu artigo e voltou a insistir nos aspectos que lhe parecem relevantes.

O tema levou Daniel Jalkut a um artigo sobre o preço do GPL.

WordPress 4.7

Está disponível para testes a versão Beta 1 do WordPress 4.7. Esta é, talvez, em dois anos a versão com mais novidades importantes e que dizem respeito a todos os utilizadores.

O editor perdeu os botões de sublinhado e de justificar texto, o que não foi do agrado de todos.

editor no WordPress 4.7

Os programadores e criadores de temas vão gostar de saber que a nova versão traz suporte para modelos de tipos de conteúdos personalizados (custom post types).

Há uma nova classe wp_taxonomy.

Será também possível definir uma língua específica para o painel de administração, apenas com um clique numa caixa. Útil para quem, por exemplo, tem o WordPress em português mas prefere ter inglês na área de administração.

E ainda…

Imperdível: Os perigos das parcerias em plugins

Desenhar para aplicações móveis de comércio electrónico.

Como funciona a actualização automática do WordPress.

Quando as validações nonce correm mal.

WordPress e AMP.

P.S.

Não esquecer que o segundo dia global de traduções é já no dia 12.

 

Um pensamento sobre “O Melhor da Semana N.º 149: GPL, Automattic, Wix, WordPress 4.7, botões e taxonomias

Leave a Reply