Arquivos RTP num site em WordPress

O Melhor da Semana N.º 168: WordCamp, RTP, Google e WordPress

No WordCamp Lisboa 2017 ficou a conhecer-se, esta semana, a forma e as vantagens de patrocinar o evento. Vale a pena, claro que sim.

Celebrando 60 anos de vida, a RTP lançou um site que disponibiliza os seus arquivos para acesso público. Iniciativa de mérito e de serviço público. Melhor ainda porque o site foi criado em WordPress.

Semana marcada pela Google

A Google esteve em grande na última semana nas notícias relacionadas com WordPress.

Para começar: há vantagens em usar os serviços de alojamento da Google Cloud? Há, pelo menos, sete, segundo Brain Jackson.

Depois da Google ter lançado o novo Invisible reCAPTCHA, a comunidade WordPress não tardou a reagir. Está lançado o primeiro plugin a usar esta tecnologia, o Invisible reCaptcha for WordPress.

Com uma mão dá, com outra tira. A Google vai retirar, em Maio, o plugin para AdSense que (ainda) tem no directório de plugins do WordPress. O plugin está activo em mais de 200 mil sites.

A Automattic anunciou, entretanto, a integração do WordPress.com com o Google Docs. Permite a escrita, edição e colaboração entre autores no Google Docs e a posterior publicação num site WordPress.com ou num outro qualquer site que tenha o Jetpack ligado. Matt Mullenweg ficou feliz.

Adeus Clef

De saída está o Clef. O serviço de autenticação a dois passos vai deixar de existir em Junho. Se o usas procura uma alternativa até lá. Porque a autenticação a dois passos é importante e fácil de implementar.

Zach Brown, da 10up, lembra-nos que ao investigar as razões de um site WordPress lento não devemos deixar de lado a tabela wp_options da base de dados. É muitas vezes neste pequeno detalhe que se esconde o mal.

Ah, os alojamentos gratuitos… Valem ou não a pena? Karol K resolveu testar. Usou os serviços de 5 empresas e concluir que vale a pena experimentar se for para algum site de testes. Se é para levar a coisa a sério, então mantém-te afastado.

Queres saber o ambiente de trabalho (não é esse, é mesmo o ambiente físico) de alguns dos profissionais de nota da comunidade? A Cloudways responde ao nosso instinto voyeurista.

O meu caro amigo está interessado em saber tudo sobre onde e como está o panorama open source do Brasil? Há um livro daO’Reilly Media que mexe com as águas de Março.

Porque 20 ou 25 seriam poucas, há 42 ferramentas que a malta do WordPress deve usar.

Comunidade e meetups

Gostas de meetups? A equipa de marketing da comunidade quer saber. Estão a pedir a organizadores e participantes em meetups que gravem testemunhos em vídeo em Março e Abril, abordando a importância destes eventos.

Leave a Reply