Facebook decidiu mudar a licença de utilização do React para MIT.

O Melhor da Semana N.º 194: Facebook e React, WooCommerce, segurança, desenvolvimento local

O Facebook decidiu mudar a licença de utilização do React para MIT. Uma decisão que aconteceu alguns dias depois de Matt Mulenweg ter anunciado que o WordPress iria desistir do React. Em conjunto com o React, também as tecnologias Jest, Flow e Immutable.js passam a usar a muito aberta licença MIT.

Mullenweg já reagiu.

Ahmad Awais pergunta se o WordPress teve alguma coisa a ver com esta mudança do Facebook.

Não se sabe, ainda, se haverá um voltar atrás do projecto WordPress para manter a linha de rumo anterior, usando React no Projecto Gutenberg. Será React, de novo, a biblioteca JavaScript (JS) com maior potencial para integrar o core?

O debate em relação ao Gutenberg, no entanto, chegou ao ponto em que foi proposta uma solução agnóstica em termos de JS. Isto é, cada programador poderia estender as funcionalidades do novo editor através da biblioteca JS da sua preferência.

Entretanto, o WordPress 4.9 deverá integrar no core um widget para galerias.

WooCommerce e o ecommerce

É já no próximo sábado, 30 de Setembro, que ocorre a 3ª edição do Dia de Tradução do WordPress.

Scott Bollinger esteve num encontro internacional relacionado com conteúdo e comércio electrónico. De todas as palestras a que assistiu não escutou nenhuma referência ao WordPress ou ao WooCommerce. Isto quando as estatísticas indicam que o WooCommerce movimenta 41% das lojas online.

Falando no WooCommerce. Dentro de cerca de duas semanas haverá uma nova versão que traz um novo sistema de importação e exportação de produtos, via CSV. A aposta passa por facilitar o processo de actualização de produtos numa loja.

Segurança

Nos últimos dias tivemos uma história intensa sobre questões de segurança a propósito da aquisição de um plugin por alguém que o utilizou para fins indesejados pelos utilizadores desse plugin.

Joe Casabona lembra que há problemas de segurança em todo o software e Mike Richwalsky devemos confiar mas verificar sempre as actualizações dos plugins, em particular daqueles que mudam de mãos.

E ainda…

Como resolver CSS para a impressão (sim, numa impressora) de conteúdos de um site.

Os padrões de programação para WordPress para não programadores.

Desenvolvimento local: XAMPP, MAMP, Local by Flywheel ou DesktopServer?

Leave a Reply