AO90

O WordPress em português de Portugal e o Acordo Ortográfico de 1990

De vez em quando a Comunidade Portuguesa de WordPress agita-se em redor da utilização do Acordo Ortográfico de 1990 (AO90) na tradução principal do WordPress para português.

Levantam-se questões legítimas, apresentam-se opiniões, um ou outro decreto-lei para uma discussão que ultrapassa as barreiras do uso da língua e toca aspectos de ordem técnica, que vão muito além das opções individuais de usar ou não o AO90.

Continuar a ler “O WordPress em português de Portugal e o Acordo Ortográfico de 1990”

À espera do 4.4 com cara “renovada”

Aproveitámos a chegada iminente do WordPress 4.4 para refrescarmos a imagem do wp-portugal.com e anteciparmos o novo ano que se avizinha. Muitos saberão que o projecto de desenvolver um novo tema e novas funcionalidades para o wp-portugal.com foi lançado em 2013, durante o WordCamp Porto 2013, e renovado já este ano no WordCamp Lisboa 2015.

Acontece que, sendo um projecto de voluntariado, e que inclui muitos participantes, não é simples manter o ritmo de desenvolvimento. Embora haja algum avanço em tempo de eventos, como o WordCamp, a tendência tem sido esse ritmo esmorecer à medida que retomamos o quotidiano dos nossos projectos pessoais, que nos ocupam a maior parte do tempo.

Continuar a ler “À espera do 4.4 com cara “renovada””

WordCamp Porto 2013: um apanhado

O WordCamp 2013, agora no Porto, terminou há pouco mais de 4 horas uma semana. Para mim combinou, em certa medida, alguns predicados das duas anteriores edições em Lisboa: a novidade do local e a experiência acumulada.

Se é certo que a equipa que levou a cabo o WordCamp Porto 2013 foi quase obrigada a voluntariar-se para trazer o WordCamp para o norte, também é verdade que os dois anos anteriores tinham já dado algum calo sobre o que esperar (e temer) de um evento desta dimensão, que se procurou transmitir no apoio ao novo grupo organizador. O brilhantismo e a dedicação do staff nortenho fizeram o resto. E eles foram mesmo brilhantes e dedicados.
Continuar a ler “WordCamp Porto 2013: um apanhado”

WordPress 3.7 “Basie” (também em português)

A versão 3.7 do WordPress, “Basie” em honra de Count Basie, já está disponível para download ou para actualização na administração do WordPress. Esta release apresenta algumas das mais importantes actualizações na arquitectura do WordPress que foram feitas até hoje. E as maiores são:

  • Actualizações enquanto dormes: com o WordPress 3.7, não tens de mexer uma palha para fazer actualizações de manutenção e de segurança. A maioria dos sites conseguem agora fazer estas actualizações automaticamente em segundo plano. O processo de actualização também foi tornado mais fiável e seguro, com dúzias de novas verificações e salvaguardas.
  • Recomendações de senhas de segurança mais robustas: a senha é a primeira linha de defesa do site. É preferível criar senhas complexas, longas e únicas. Foi com esse fim que no WordPress 3.7 foi actualizado o medidor de senhas, para reconhecer erros comuns que fragilizam a segurança da senha: datas, nomes, padrões de teclado (123456789) e até referências populares.
  • Melhor suporte global: as versões localizadas do WordPress vão receber traduções mais completas e mais rápidas. O WordPress 3.7 passa a suportar a instalação automática dos ficheiros de língua correctos e a sua actualização permanente, uma vantagem para os muitos milhões que usam o WordPress noutra língua que não o inglês.

Continuar a ler “WordPress 3.7 “Basie” (também em português)”