Arquivo da categoria: Blog Oficial

Está na hora do novo site da Comunidade Portuguesa de WordPress e contamos contigo

Já passou mais de um mês. Foi a 3 de Dezembro passado que aqui publicamos um desafio: “Queres fazer o novo website da Comunidade Portuguesa de WordPress?“.

Neste período houve três manifestações de interesse e uma proposta concreta. Se me permitem a expressão, é uma miséria. Para uma tão larga comunidade de utilizadores, incluindo – e sobretudo – muitos profissionais, era de esperar mais. Muito mais.

Não esperava filas de pretendentes. Afinal, o dote prometido não é avultado. Não esperava ver ‘guerras’ intestinas entre interessados em fazer o site. Não acreditava que iria receber dezenas de CVs. Nem sequer sonhava em ter duas mãos cheias de pessoas a desejar abraçar este projecto. 

wordpress

Continuar a ler

Queres fazer o novo website da Comunidade Portuguesa de WordPress? Esta é a tua oportunidade

A Comunidade Portuguesa de WordPress grita, bem alto, que está a proceder ao lançamento de uma nova etapa da sua ainda relativamente curta existência.

Para o efeito precisa de um novo website, que seja ‘a casa’ desta comunidade, o ponto de encontro, o café central, de todos aqueles que usam WordPress em Portugal. Onde se possa conversar, obter informação, organizar encontros, trocar contactos, saber quem conhece ‘aquela’ pessoa capaz de nos resolver ‘aquele’ problema.

Resolvemos desafiar esta comunidade (sim, tu) a dar um passo em frente e a assumir a missão de construir o novo website.

Queremos um website simples, agradável e responsivo (claro, quem não quer?)
Continuar a ler

Usas WordPress? Junta-te à Comunidade

O WordCamp do Porto foi cenário para o início do debate do que queremos ser e fazer da e na Comunidade Portuguesa de WordPress. Um dos seus principais impulsionadores, Zé Fontainhas, lançou, no primeiro dia do evento, um alerta para o que há a fazer.

A sequela surgiu no dia seguinte, com uma espécie de meetup dentro do Hackday destinado a ser o motor de arranque de um reebot da comunidade.

No Palheta, o fórum de discussão, Nuno Morgadinho deixou algumas notas sobre essa conversa e abriu um novo patamar no processo. Zé Fontainhas deu-lhe seguimento, abrindo a discussão às diversas áreas que poderão ser dinamizadas. Eu cheguei-me à frente para algumas delas, incluindo a comunicação e editorial.

Como não podia deixar de ser, o coração da comunidade é este mesmo espaço. O seu site oficial. É por aqui que tem de passar o mais importante do que se passa na comunidade dos utilizadores de WordPress em Portugal, sejam profissionais ou amadores.

estrada

Este site, esta comunidade, não se fazem sozinhos. Precisam da vossa ajuda, do vosso envolvimento. O que pedimos é apenas colaboração. Digam-nos o que estão ou querem fazer, projectos, eventos, iniciativas. Nós comprometemo-nos a ajudar no que podermos, em concreto na divulgação.

Se o WordPress é uma ferramenta importante para a vossa vida profissional e/ou pessoal, considerem oferecer algo em troca.

O que podem fazer

  • Participar no fórum, respondendo aos pedidos de suporte. Hoje podem estar a ajudar alguém que vos vai ajudar amanhã.
  • Participar nas traduções se se sentirem confortáveis nessa tarefa.
  • Participar na criação da linha gráfica e identidade da Comunidade
  • Promovam eventos e iniciativas relacionadas com WordPress, como meetups e workshops.

O que é um meetup?

É um encontro informal destinado a abordar questões relacionadas com WordPress. Pode ser de temática definida ou não. Num local banal, como um café, uma vez que não necessita de cumprir requisitos específicos, embora seja conveniente que haja internet. Não precisa de um número mínimo de participantes. Duas pessoas já fazem um meetup.

 O que é um workshop?

É um encontro destinado a providenciar a transmissão de conhecimentos e o debate de ideias. Por norma tem temática definida e assume-se como um espaço de formação e informação. Pode ser realizado num local banal, embora mais tranquilo que um café, e com acesso à Internet. Não precisa de um número mínimo de participantes.

Nós ajudamos

Desde logo, a promover e divulgar o evento. Só tens de nos fazer chegar a informação.

Se tiveres dúvidas, estamos aqui para tentar esclarecer. Não esperes milagres, porque não temos todas as respostas. Mas é assim que se faz uma comunidade activa, com entreajuda de todos.

count-basie-Duke University Archives

WordPress 3.7 “Basie” (também em português)

A versão 3.7 do WordPress, “Basie” em honra de Count Basie, já está disponível para download ou para actualização na administração do WordPress. Esta release apresenta algumas das mais importantes actualizações na arquitectura do WordPress que foram feitas até hoje. E as maiores são:

  • Actualizações enquanto dormes: com o WordPress 3.7, não tens de mexer uma palha para fazer actualizações de manutenção e de segurança. A maioria dos sites conseguem agora fazer estas actualizações automaticamente em segundo plano. O processo de actualização também foi tornado mais fiável e seguro, com dúzias de novas verificações e salvaguardas.
  • Recomendações de senhas de segurança mais robustas: a senha é a primeira linha de defesa do site. É preferível criar senhas complexas, longas e únicas. Foi com esse fim que no WordPress 3.7 foi actualizado o medidor de senhas, para reconhecer erros comuns que fragilizam a segurança da senha: datas, nomes, padrões de teclado (123456789) e até referências populares.
  • Melhor suporte global: as versões localizadas do WordPress vão receber traduções mais completas e mais rápidas. O WordPress 3.7 passa a suportar a instalação automática dos ficheiros de língua correctos e a sua actualização permanente, uma vantagem para os muitos milhões que usam o WordPress noutra língua que não o inglês.

Continuar a ler

WordPress 3.6 “Oscar” (também em português)

está aí a 3.6, a mais recente e fantástica versão do WordPress. Inclui um novo tema dedicado a blogs, segurança extra com autosave e post locking, visualização renovada das revisões de artigos, suporte nativo para incorporações de áudio e vídeo e integração melhorada com o Spotify, Rdio e SoundCloud. Para demonstrar algumas das funcionalidades, fizemos um vídeo com um elenco de actores profissionais:

Chamámos “Oscar” a esta release em homenagem ao grande pianista de jazz Oscar Peterson. Mais alguma informação sobre as novas funcionalidades, que pode também ser encontrada na área da administração, na página de apresentação após a atualização.

Funcionalidades para o utilizador

  • O novo tema Twenty Thirteen, inspirado na arte moderna, põe o foco no conteúdo com um design colorido e numa só coluna, adaptado para blogs com utilização intensiva de recursos media.
  • Revisões renovadas guardam todas as alterações e o novo interface permite navegar entre alterações e ver, linha a linha, quem alterou o quê e quando.
  • Post Locking e Augmented Autosave vão ser um descanso para sites em que há mais de um autor a trabalhar no mesmo artigo. Agora, cada um passa a ter o seu próprio fluxo de autogravação, que regista no servidor mas também na máquina local em simultâneo, tornando mais rara a perda de textos. E, como os nossos amigos barbudos tão bem demonstram no vídeo anterior, passa a haver um interface específico para um autor tomar conta da edição de um artigo.
  • Reprodutor de media HTML5 integrado para incorporações nativas de áudio e vídeo, eliminando a dependência de serviços externos.
  • O Editor de menus é agora bastante mais fácil de compreender e de usar.

Funcionalidades para developers

  • A nova API áudio/vídeo permite aceder a metadata como etiquetas ID3.
  • Já podes optar por usar HTML5 para coisas como formulários de comentários e de pesquisa e listas de comentários.
  • Filtros melhorados para a forma como as revisões são guardadas, para que possas manter históricos diferentes para tipos de conteúdos diferentes.
  • Montes de outras coisas listadas no Codex. E podes sempre consultar os mais de 700 tickets fechados.

A banda

Esta release foi conduzida por Mark Jaquith e Aaron Campbell, e inclui contributos da malta porreira que se segue – escolhe um som de Oscar Peterson no teu serviço de música preferido, ou em vinil se tiveres, e deita um olho aos seus perfis: Aaron Brazell, Aaron D. Campbell, Aaron Holbrook, Aaron Jorbin, Adam Harley, adamsilverstein, AK Ted, Alex Concha, Alex King, Alex Mills (Viper007Bond), Amaury Balmer, Amy Hendrix (sabreuse), Anatol Broder, Andrew Nacin, Andrew Ozz, Andrew Ryno, Andy Skelton, Antonio, apimlott, awellis13, Barry, Beau Lebens, BelloSwan, bilalcoder, Billy (bananastalktome), bobbingwide, Bob Gregor, bradparbs, Brady Vercher, Brandon Kraft, Brian Layman, Brian Zeligson, Bryan Petty, Callum Macdonald, Carl Danley, Caspie, Charleston Software Associates, cheeserolls, Chip Bennett, Chris Olbekson, Christopher Cochran, Christopher Finke, Chris Wallace, Cor van Noorloos, crazycoders, Daniel Bachhuber, Daniel Dvorkin (MZAWeb), Daniel Jalkut (Red Sweater), daniloercoli, Danny de Haan, Dave Ross, David Favor, David Trower, David Williamson, Dion Hulse, dllh, Dominik Schilling (ocean90), dovyp, Drew Jaynes (DrewAPicture), dvarga, Edward Caissie, elfin, Empireoflight, Eric Andrew Lewis, Erick Hitter, Eric Mann, Evan Solomon, faishal, feedmeastraycat, Frank Klein, Franz Josef Kaiser, FStop, Gabriel Koen, Gary Cao, Gary Jones, gcorne, GeertDD, Gennady Kovshenin, George Stephanis, gish, Gregory Karpinsky, hakre, hbanken, hebbet, Helen Hou-Sandi, helgatheviking, hirozed, hurtige, hypertextranch, Ian Dunn, Ipstenu (Mika Epstein), jakub, James Michael DuPont, jbutkus, Jeremy Felt, Jerry Bates (JerrySarcastic), Jesper Johansen (Jayjdk), Joe Hoyle, Joen Asmussen, Joey Kudish, John Blackbourn (johnbillion), John James Jacoby, Jonas Bolinder (jond3r), Jonathan Desrosiers, Jon Bishop, Jon Cave, Jose Castaneda, Joseph Scott, Josh Visick, jrbeilke, jrf, Justin de Vesine, Justin Sainton, kadamwhite, Kailey (trepmal), karmatosed, Kelly Dwan, keoshi, Konstantin Kovshenin, Konstantin Obenland, ktdreyer, Kurt Payne, kwight, Lance Willett, Lee Willis (leewillis77), lessbloat, Mantas Malcius, Maor Chasen, Marcel Brinkkemper, MarcusPope, Mark-k, Mark Jaquith, Mark McWilliams, Marko Heijnen, Matt Banks, Matthew Boynes, MatthewRuddy, Matt Wiebe, Max Cutler, Mel Choyce, mgibbs189, Michael, Michael Adams (mdawaffe), Michael Beckwith, Michael Fields, Mike Hansen, Mike Schroder, Milan Dinic, mitcho (Michael Yoshitaka Erlewine), Mohammad Jangda, najamelan, Naoko Takano, Nashwan Doaqan, Niall Kennedy, Nick Daugherty, Nick Halsey, ninnypants, norcross, ParadisePorridge, Paul, Paul Clark, pavelevap, Pete Mall, Peter Westwood, Phill Brown, Pippin Williamson, Pollett, Prasath Nadarajah, programmin, rachelbaker, Rami Yushuvaev, redpixelstudios, reidburke, retlehs, Reuben Gunday, rlerdorf, Rodrigo Primo, roulandf, rovo89, Ryan Duff, Ryan Hellyer, Ryan McCue, Safirul Alredha, sara cannon, scholesmafia, Scott Kingsley Clark, Scott Reilly, Scott Taylor, scribu, Seisuke Kuraishi (tenpura), Sergej, Sergey Biryukov, Simon Hampel, Simon Wheatley, Siobhan, sirzooro, slene, solarissmoke, SriniG, Stephen Harris, storkontheroof, Sunny Ratilal, sweetie089, Tar, Taylor Lovett, Thomas van der Beek, Tim Carr, tjsingleton, TobiasBg, toscho, Tracy Rotton, TravisHoffman, uuf6429, Vitor Carvalho, wojtek, wpewill, WraithKenny, wycks, Xavier Borderie, Yoav Farhi, Zachary Brown, Zack Tollman, zekeweeks, ziegenberg, and viniciusmassuchetto. É tempo de actualizar! (Adaptado do post original do Matt Mullenweg)

WordPress 3.5.2 já disponível em Português

Esta é a segunda release de manutenção, que corrige 12 bugs. Estas correcções aplicam-se a todas as versões anteriores, pelo que recomendamos vivamente que actualize os sues sites imediatamente. A equipa de segurança do WordPress corrigiu ainda sete problemas de segurança e tornou-a ainda mais robusta.

Para mais pormenores, consulte o anúncio oficial.