WordPress

WordPress 4.7.5 lançado: versão de segurança e manutenção

Está lançada a versão WordPress 4.7.5. Trata-se de uma versão de segurança e manutenção para todas as versões anteriores.

Continuar a ler “WordPress 4.7.5 lançado: versão de segurança e manutenção”

Google AMP

O Melhor da Semana N.º 164: WordCamp Lisboa 2017, editor, Elasticsearch e Google AMP

O WordCamp Lisboa 2017 vai ser nos dias 20 e 21 de Maio, no ISCTE. O evento da comunidade portuguesa de WordPress está nos primeiros dias de preparação mas sabe-se, desde já, que é imperdível.

A interface do utilizador daquele que pode ser, num futuro próximo, o editor do WordPress – Gutenberg – está em testes. Para já numa fase muito inicial de testes. Mas todos os contributos são bem recebidos. A este propósito, Gregory Schoppe deixa algumas ideias e sugestões.

Continuar a ler “O Melhor da Semana N.º 164: WordCamp Lisboa 2017, editor, Elasticsearch e Google AMP”

WordPress

WordPress 4.7: Regresso ao futuro (ou provavelmente a melhor versão de sempre)

Deixemos os paninhos quentes para outras alturas e vamos para os finalmente: esta é provavelmente a melhor versão de sempre do WordPress. Ponto. Depois de um ano com duas novas versões focadas na resolução de problemas e pequenos detalhes, eis que há muitas coisas novas para todos, seja um programador ou um utilizador iniciado. São tantas as novidades que permite reforçar a ideia do WordPress 4.7 “Vaughan” representar, em simultâneo, o fechar de um ciclo e o início de um novo.

Continuar a ler “WordPress 4.7: Regresso ao futuro (ou provavelmente a melhor versão de sempre)”

John Maeda

Entrevista a John Maeda no Meetup de Lisboa disponível em vídeo

John Maeda, chefe de “Computational Design and Inclusion” na Automattic, esteve em Lisboa há alguns dias e participou no Meetup WordPress de Lisboa.

Numa sessão um pouco diferente do habitual, Maeda foi entrevistado pelo designer Hugo Fernandes, numa conversa de cerca de uma hora. O design, as tendências futuras e, claro, o WordPress estiveram no centro da conversa.

A sessão está agora disponível em vídeo. Um registo que fica para a história.

Continuar a ler “Entrevista a John Maeda no Meetup de Lisboa disponível em vídeo”

WordPress

WordPress 4.6: o que muda por dentro, vê-se por fora

Muitos dirão que o WordPress 4.6 é uma das menos entusiasmantes versões. Outros que é das mais consistentes e poderosas, porque resolve alguns problemas relevantes. Além disso traz novidades suficientes para agradar à comunidade de programadores. Por isso, o seu real impacto só será apreciado de forma adequada dentro de algumas semanas ou meses.

De uma forma ou da outra o WordPress 4.6 “Pepper” (em homenagem a Park Frederick “Pepper” Adams) é uma versão que tem tudo para agradar aos diversos públicos. Aqueles que gostam de coisas novas vão ficar satisfeito, mesmo que não de barriga cheia. Já os defensores de que era tempo de limpar a casa também ficarão contentes.

Pelo meio de mais de 280 bugs resolvidos, houve 125 melhoramentos e sete novas funcionalidades.

Continuar a ler “WordPress 4.6: o que muda por dentro, vê-se por fora”