Arquivo da categoria: Geral

Zé Fontainhas

Zé Fontainhas: “Um WordCamp é como plantar uma semente de serendipidade”

“How WordCamp Europe Came to Be” é o nome da apresentação de Zé Fontainhas que abre a sala 1 no primeiro dia do WordCamp Europa 2015, em Sevilha, já daqui a menos de 48 horas. Será uma espécie de visita ao passado recente, de como nasceu este evento, contada por um dos seus fundadores.

Continuar a ler

WordPress Foundation

WordPress Foundation processa dono de domínios que infringem a marca registada

A WordPress Foundation processou Edward Jeffrey Yablon, dono de diversos domínios que usam o termo WordPress. No processo alega que os visados infringem os direitos da marca WordPress.

Em causa estão domínios como TheWordPressHelpers.com, TheWordPressHelpDesk.com, TheWordPressTrainers.com, TheWordPressTeachers.com, TheWordPressDoctors.com, WordPressTraffic.com e TheWordPressTutors.com. Todos os últimos encaminham para o primeiro.

A WordPress Foundation determinou de forma clara como outras entidades podem usar a marca registada WordPress e uma das regras proíbe a utilização de nomes de domínio: “Under no circumstances is it permitted to use WordPress or WordCamp as part of a top-level domain name.”

Continuar a ler

BackPress está de regresso

Roy Sivan e John James Jacoby decidiram recuperar do baú o projecto BackPress. Trata-se de uma biblioteca PHP de funcionalidades ‘core’ para aplicações web. Fornece, por exemplo, o core do bbPress e suporta o GlotPress, a ferramenta base da tradução.

A decisão de Sivan e Jacoby ocorreu na sequência de uma conversa que ambos tiveram no WordCamp Miami. A ideia é manter o BackPress actualizado a par do WordPress, sendo esta a versão que se instala quando não se pretende usar o painel de controlo e a intenção é construir algo novo usando módulos e plugins.

Continuar a ler

WordPress 4.3 elimina termos partilhados nas taxonomias

O WordPress 4.3 vai dar mais um passo no processo das taxonomias. O objectivo é eliminar os termos partilhados, isto é, termos em diferentes taxonomias mas que partilham o mesmo term_id e, portanto, a mesma linha na tabela wp_terms na base de dados.

No WordPress 4.2 foi iniciado o processo de separação de termos quando estes eram actualizados. A versão 4.3 vai resolver o problema de vez e todos os termos partilhados serão divididos.

Este é um processo a que os autores de plugins devem tomar particular atenção e, se possível, ajudar à sua concretização.

Desde o lançamento do 4.2 foram poucos os plugins que realizaram este trabalho de separação.

Daí que é de esperar que a actualização para o 4.3 venha a revelar bugs relacionados com a partilha de termos nalguns plugins que os utilizam.

A gestão de menus vai mudar no WordPress 4.3?

Os autores do plugin Menu Customizer apresentaram uma proposta para a sua integração no core do WordPress já a partir da versão 4.3, a lançar em Agosto.

Se a ideia for em frente a gestão dos menus passará para o personalizador. Nick Halsey, um dos autores do plugin, diz que o objectivo passa por oferecer um design actualizado, com melhoria do fluxo de trabalho do utilizador, uma interface com prioridade ao móvel, melhor acessibilidade e uma mexida na interface da área de administração.

“Adicionalmente, o Menu Customizer contribui de forma significativa para o objectivo de longo prazo de mover todas as funcionalidades de aparência, e tudo aquele que pode beneficiar da pré-visualização ao vivo, da administração para o personalizador”, acrescentou.

Continuar a ler

Novo plugin PT Variants permite escolher a versão de português que queremos no WordPress

Chama-se PT Variants e é um plugin acabado de chegar ao repositório do WordPress.org. É da autoria do WordPress Portugal, de Marco Pereirinha e de Álvaro Góis dos Santos.

Simples, com apenas um ficheiro php e os ficheiros de língua, o plugin permite escolher a ‘variante’ de português que se pretenda utilizar.

Depois de carregado para a instalação WordPress, basta activar e escolher a versão que se pretende no separador Geral, no menu Opções. Nada mais há a fazer. Pode ser aplicado à administração e ao ‘frontend’ do website ou apenas a uma das vertentes.

Há três opções. Por omissão, fica definida a forma oficial, anterior ao acordo ortográfico e que já existe nas instalações do português de Portugal (pt_PT). O plugin introduz a versão que respeita o acordo ortográfico (AO90) e a do português informal, que já existe há alguns anos.

PT Variants

Estas novas versões são exportadas a partir do repositório oficial do WordPress (GlotPress). A versão AO90 é obtida pela conversão do texto pelo software Lince, do ILTEC.

Continuar a ler