Arquivo da categoria: Geral

repositório de temas wordpress.org em português

WordPress.org internacionaliza directórios de temas e plugins

O WordPress.org continua o processo de internacionalização. A nova etapa passa pela localização dos repositórios oficiais de temas e plugins.
Por exemplo, o directório de temas em português é o pt.wordpress.org/themes/. O de plugins é o https://pt.wordpress.org/plugins/.

Alguns dos elementos estão já traduzidos, outros não. Mas o objectivo é de que venham a ser.

Continuar a ler

Automattic e WooCommerce juntam forças

É uma das notícias do ano do universo WordPress, aconteça o que acontecer a partir daqui. A Automattic, via Matt Mullenweg, e a WooThemes anunciaram uma união de forças a partir daqui.

A Woo vai juntar-se à Automattic, alargando a equipa para 370 pessoas em 42 países.

automattic-and-woocommerce

Em foco está o alargamento da influência da Automattic no comércio online.O WooCommerce tem mais de 7.5 milhões de downloads e mais de um milhão de instalações activas.

Os utilizadores dos produtos WooThemes (extensões, temas e outros) podem descansar, uma vez que nada vai mudar. Pelo menos, para já.

base_dados

WordPress 4.2.2 resolve problemas de segurança

Foi lançado esta madrugada (em Portugal) o WordPress 4.2.2. Trata-se de uma actualização de segurança para todas as versões anteriores.

Esta versão resolve dois problemas:

  • O pacote de ícones Genericons, usando em muitos temas e plugins, continha um ficheiro HTML vulnerável a um ataque ‘cross-site scripting’. Todos os temas e plugins disponíveis em WordPress.org (incluindo o Twenty Fifteen) foram actualizados através do eliminação do ficheiro, que não era essencial. Com o objectivo de ajudar a proteger outros usos do Genericons, o WordPress 4.2.2 faz um scan do directório wp-content em busca deste ficheiro HTML e remove-o.
  • O WordPress 4.2 e versões anteriores podiam ser afectados por uma vulnerabilidade do tipo ‘cross-site scripting‘, que podia permitir a utilizadores anónimos a possibilidade de comprometer um website. O 4.2.2 resolve o problema.

Esta versão integra ainda a limpeza de potenciais vulnerabilidades ‘cross-site scripting’ quando é usado o editor visual.

Há ainda correcções para 13 bugs.

O WordPress 4.2.2 é aplicado de forma automática nas instalações que o permitirem. Nas restantes é necessária a intervenção dos administradores, que o podem aplicar visitando Painel > Actualizações ou descarregando o pacote do repositório oficial. Em inglês e em português.

Foi ainda lançada a versão 4.1.5, para quem estava ainda na versão base 4.1, que reúne o mesmo tipo de soluções. O mesmo acontece com as versões 4.0.5, 3.9.6, 3.8.8 e 3.7.8.

WordPress 4.3

WordPress 4.3 aponta à mobilidade

O WordPress 4.3 já está em construção. Com a liderança de Konstantin Obenland, a próxima versão deverá estar disponível em meados de Agosto, em concreto no dia 18.

Uma das principais preocupações passa pelo funcionamento em equipamentos de toque ou com pequenos ecrãs.

São esperadas mexidas no editor, na interface de administração, no personalizador e no processo de instalação e de escolha de senhas, entre outros aspectos.

São aguardadas novidades significativas na utilização do WordPress, em concreto quando efectuadas em dispositivos móveis. Estão ainda previstos passos importantes na acessibilidade, visando facilitar as tarefas dos utilizadores com deficiência.

A primeira versão Beta está prevista para 1 de Julho.

wordpress

WordPress 4.2.1: actualização de segurança

WordPress 4.2.1 foi hoje lançado. Trata-se de uma actualização de segurança, que vem resolver uma falha crítica que existia em todas as versões.

O problema de segurança era um cross-site scripting que podia comprometer o website através da área de comentários.

O WordPress 4.2.1 é uma actualização automática nos websites que o permitem. Para aqueles que não o permitem pode ser aplicada através do painel de controlo ou via download do pacote de instalação.

 

temas WordPress.org

Todos os temas do repositório WordPress.org têm de usar o Personalizador

A equipa de revisão de temas do WordPress anunciou que será requerido a todos os temas que integrem o repositório do WordPress.org que usem o Personalizador para as respectivas opções.

A equipa definiu um período de seis meses para a entrada em funcionamento total desta norma. O objectivo é permitir que os temas que já integram o repositório  sejam actualizados.

Continuar a ler