Arquivo da categoria: Parcerias

Screen Shot 2014-05-31 at 17.07.38

Drupal? Sim.

DrupalDay Lisboa 2014Não tenho a mais pequena dúvida que a discussão mais desinteressante e irrelevante ao cimo da terra, é saber se Drupal é melhor que WordPress ou vice-versa (em que “Drupal” e “WordPress” são apenas exemplos; a consideração vale para qualquer outro sistema de gestão de conteúdos open-source).

Não há vez que não leia um desses inúmeros debates em que não me ocorra o mais óbvio:

Porque é que estamos todos a enervar-nos à volta de uma pergunta que é, para todos os efeitos, impossível de responder? Isto sem falar do facto que a coisa descamba, sem falha, para argumentações infantis e de fan-boy, que em nada abonam a favor da imagem profissional que um defensor do open-source deveria transmitir.

Não é suficientemente claro que o nosso problema profissional é muito mais com CMSs de código fechado e proprietários, geradores de sites “faça-você-mesmo-em-5-minutos”, e empresas web que desenvolvem o seu “próprio sistema” (e que desaparecem do mapa passados poucos anos)? Que aquilo que nos devia verdadeiramente chocar é o facto de potenciais clientes escolherem sistemas de código fechado, por acharem que uma plataforma open-source “é gratuita, deve ser suspeita e pouco profissional”? Que ao contribuirmos todos para estabelecer uma solução open-source como uma opção robusta, viável, com bom desempenho e preparada para qualquer futuro, saímos todos a ganhar?

Parece-me que estamos por vezes a investir demasiado tempo e esforço a defender-nos uns dos outros, em vez de trabalharmos em conjunto; enquanto o open-source continuar com estes problemas de percepção junto dos clientes, qualquer disputa interna (sim, usei essa palavra) é apenas mais um favor que fazemos aos dinossauros e aos incompetentes, no desenvolvimento de soluções on-line.

Nesse espírito, gostava de, por um lado, alertar toda a Comunidade Portuguesa de WordPress para o DrupalDay 2014, a 21 de Junho, em Lisboa (atenção, não falei com ninguém de lá, nem tão pouco faço ideia se este artigo é sequer bem-vindo). Pelo que me toca, faço tenções de assistir, curioso que estou para conhecer o que se faz com Drupal em Portugal e para abrir uma porta para um eventual diálogo futuro, nos moldes que for.

Por outro lado, gostava de deixar esta ideia escrita à Comunidade Portuguesa de Drupal (e a todas as outras), para que fique desde já claro que são muitíssimo bem-vindos a qualquer meetup, WordCamp ou qualquer outra actividade promovida por nós. Se calhar é um começo.

Passámos tempo de mais de costas voltadas, está na hora de acabar com isso. Só temos todos a ganhar.

Academia Ubuntu: quem ajuda?

No próximo dia 23 de Junho 7 de Julho vai realizar-se, no Coworklisboa, a 2ª etapa de formação das equipas da Academia Ubuntu (nada a ver com o sistema operativo, a não ser o conceito base), uma incubadora social que pretende capacitar jovens descendentes de imigrantes como agentes de mudança nas suas comunidades.

A Academia Ubuntu é uma iniciativa do IPAV – Instituto Padre António Vieira, com o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian e o apoio do Centro de Estudos dos Povos de Culturas de Expressão Portuguesa (CEPCEP) da Universidade Católica Portuguesa e da consultora Everis.

Na primeira etapa, que se no mês passado de Abril, as 16 equipas e projectos participantes receberam o apoio de alunos de Design do IADE – Creative University para o desenvolvimento da identidade gráfica de cada projecto.

O que é que é preciso?

Na etapa que se antecipa, as equipas e projectos participantes irão agora receber o apoio da comunidade WordPress Portugal para o desenvolvimento de uma presença Web para cada projecto, baseado em WordPress, claro está :)

Como são 16 projectos a trabalhar em simultâneo, precisamos de voluntários para ajudar cada (um ou vários) projectos, nos seus primeiros passos com o WordPress. Isto significa que não estamos à procura de nenhum perfil em particular, basta estar à vontade com a operação de um painel de um site WordPress (vamos partir do princípio que todos aqui sabem essa parte :P)

Quem quiser participar como voluntário e aumentar o seu karma pessoal para níveis estratosféricos, basta preencher este formulário, e aguardar uma resposta.

Desde já, obrigado!

Actualizado a 12 de Junho de 2012 ás 18h: A data do evento foi alterada para dia 7 de Julho.

Actualizado a 5 de Julho de 2012 ás 14h: Combinámos fechar o seguinte programa:

9h00 – Boas-vindas
9h15 – Apresentação dos templates escolhidos aos líderes dos projetos e discussão sobre os mesmos, em equipa.
10h00 - Trabalho de montagem dos templates entre comunidade WP e alunos IADE
13h00 – Almoço
14h00 – Equipas fazem a assemblagem final dos sites (design e conteúdos) num processo conjunto sempre liderado pelos designers com acompanhamento da comunidade WP.
18h00 – Final

Participar como Voluntário

O seu nome (obrigatório)

O seu e-mail (obrigatório)

A sua mensagem

TAP, transportadora oficial do WordCamp Lisboa

A TAP Portugal (TAP) e o WordCamp Lisboa 2011 estabeleceram um protocolo de cooperação, que concede descontos aos participantes que efectuarem a sua reserva de avião e adquirirem o respectivo bilhete exclusivamente através do site da TAP Portugal.

Siga este link para consultar as condições desta parceria.