João Romão

Entrevista com João Romão: “As pessoas que trabalham com WordPress têm um sentimento de partilha diferente”

João Romão utiliza WordPress há vários anos. Foi o sistema que sempre usou para dinamizar os seus negócios. A sua primeira empresa, lançada em 2007, tinha o frontend baseado em WordPress. “Por ser bastante mais fácil e rápido de configurar do que qualquer outra ferramenta (ou desenvolvimento próprio)”, acrescenta.

Recentemente lançou a GetSocial, uma ferramenta analítica para websites que ajuda a perceber como é que o social sharing contribui para o aumento de tráfego e conversões. O WordPress é um dos principais canais de distribuição. O plugin gratuito Share Buttons by GetSocial.io foi lançado há uns meses, na recta final de 2014, e conta com mais de seis mil downloads e mais de mil instalações activas.

Continuar a ler “Entrevista com João Romão: “As pessoas que trabalham com WordPress têm um sentimento de partilha diferente””

Anthony Vendeirinho

Entrevista a Anthony Vendeirinho: “O WordPress necessita melhorar os menus”

Está no WordPress desde meados de 2010 e, tal como muitos outros, diz que nunca mais quis outra coisa. Faz design e desenvolvimento front-end. Chegou ao design graças a um jogo de vídeo e à necessidade de criar a imagem de uma equipa. Acha que o futuro é móvel e que, com o WordPress como base, o design só depende da criatividade.

Anthony Vendeirinho está agora numa nova etapa, a de nómada digital.

Continuar a ler “Entrevista a Anthony Vendeirinho: “O WordPress necessita melhorar os menus””

Luís Godinho

Luís Godinho em entrevista: Não há impossíveis com o WordPress

“Não há impossíveis com o WordPress”, refere Luís Godinho quase no fim da entrevista. Por isso, esta tem sido a ferramenta de excepção do programador da Gomo (que tem website novo) para o desenvolvimento do seu trabalho. É este CMS que usa, desde 2012, para criar websites e é para esta plataforma que cria temas e plugins. Mas isso não o inibe de dizer que gostaria de experimentar outras.
Para o futuro deseja que o WordPress tenha uma melhor gestão das imagens, quanto à sua organização, carregamento e redimensionamento.

Quando estás a desenvolver um projecto WordPress quais são as tuas ferramentas principais, em termos de aplicações, serviços?

Estava a olhar para a minha “dock” e aquelas aplicações que estão sempre “on”: Sublime Text (editor), GitHub (controlo de versões), Transmit (FTP) e MAMP (servidor local). Estou a ser induzido para começar a trabalhar com o IDE PhpStorm mas ainda não dediquei tempo para o explorar. Para as tarefas rotineiras como compilar SCSS, concatenar e mimificar JavaScripts, e copiar ficheiros, tenho usado o GRUNT.

Continuar a ler “Luís Godinho em entrevista: Não há impossíveis com o WordPress”

Ana Aires

Entrevista a Ana Aires: “Gostava que o plugin Advanced Custom Fields estivesse integrado no WordPress”

Apaixonou-se, nos últimos tempos, pelo phpStorm e gosta de estar envolvida nas várias fases de um projecto. Admite que gostava de ver o plugin Advanced Custom Fields integrado no core do WordPress, o único sistema de gestão de conteúdos com que trabalha.

Ana Aires, uma das faces da WidgiLabs, não foge à questão das mulheres na tecnologia e reconhece que é importante saber ouvir os clientes.

Quando estás a desenvolver um projecto WordPress quais são as tuas ferramentas principais, em termos de aplicações, serviços?

A minha mais recente paixão é o phpStorm e neste momento a minha ferramenta de eleição para desenvolvimento. Uso o PHP Code Sniffer para manter o código limpo e seguir os Coding Standards do WordPress. Além disso uso o bitbucket para controlo de versões.

Continuar a ler “Entrevista a Ana Aires: “Gostava que o plugin Advanced Custom Fields estivesse integrado no WordPress””

Entrevista a Pedro Mendes: “Uso WordPress desde 2003 e não voltei a olhar para trás”

Pedro Mendes não é programador, nem designer. É um utilizador de WordPress como muitos outros. Com a particularidade de estar na plataforma desde o início, 2003. Escolheu esta plataforma para os seus projectos e para publicar o que bem entende. A fotografia é a sua arte de eleição e, por estranho que possa parecer, está quase a jurar que nunca publicou uma foto de gatinhos.

PedroMendes

Continuar a ler “Entrevista a Pedro Mendes: “Uso WordPress desde 2003 e não voltei a olhar para trás””

Entrevista a José Marques: “Apaixonei-me pelo WordPress devido à sua simplicidade e expansibilidade”

José Marques começou a trabalhar na Automattic há uns meses. Ainda está a apanhar o jeito ao estilo e ritmo de trabalho de uma empresa famosa pela deslocalização da sua força de trabalho. É um design wrangler. Não sabe o que é? Daqui a pouco explicamos. Basta seguir esta conversa sobre os seus métodos de trabalho e as suas ideias enquanto designer.

Quando estás a desenvolver um projecto WordPress quais são as tuas ferramentas principais, em termos de aplicações, serviços?

Utilizo MAMP como servidor local devido à sua simplicidade. Como editor de HTML/CSS/Javascript utilizo o Sublime Text com algumas extensões de ‘sintax highlight’ e ‘autocomplete’. Para transferência de ficheiros entre ambientes utilizo o Transmission ou Unison. Para controlo de versões utilizo o Versions e o Github, dependendo do projecto. Tenho todos os projectos dentro do Dropbox para que possa ter acesso em qualquer lugar e faço backups diários utilizando o Amazon Glacier.

Continuar a ler “Entrevista a José Marques: “Apaixonei-me pelo WordPress devido à sua simplicidade e expansibilidade””