Arquivo da categoria: WordCamp/Meetups

palavrapasse

Meetup WordPress Porto debate a segurança dos websites

Está a caminho mais um meetup WordPress Porto. Desta vez será realizado em Espinho, em concreto no excelente Centro Multimeios.

Tem promoção local do Marco Pereirinha, que será ainda o responsável pela apresentação do tema central, que versa a segurança do WordPress. É um tópico fundamental para quem utiliza o CMS, seja um profissional com larga experiência no sector, seja um utilizador recém chegado. Pelo meio estão todos os outros, portanto, é um tema que interessa a todos.

O meetup está agendado para 18 de Setembro, entre as 19h00 e as 21h00.

Podem assinalar a presença na página do evento no Facebook ou Google+.

hotel

Meetup WordPress no Porto a 31 de Julho

Antes do mês gordo de férias de uma parte significativa de portugueses, vamos ter um meetup WordPress no Porto no dia 31 de Julho, uma quinta-feira, pelas 19h00.

Bem a propósito, o tema central do encontro é este: “Desafios e soluções no desenvolvimento de websites WordPress para hotéis”. Pedro Carvalho, com larga experiência na área, inclusive internacional, vai fazer uma apresentação sobre este tópico e responder a algumas dúvidas.

Volta a ser em Matosinhos, no Mary Spot Vintage Bar, bem no centro da cidade, onde temos sido sempre bem recebidos.

Três candidaturas portuguesas a oradores no WordCamp Europa 2014

Oitenta candidaturas, de 19 países, entre as quais três portuguesas, foram apresentadas no período de inscrições para oradores no WordCamp Europa 2014. O processo está agora encerrado.

Os EUA, com 17 proponentes, lideram a lista, seguindo-se o Reino Unido, com 14. A França e a Alemanha, com 11, estão logo a seguir.

Continuar a ler

Screen Shot 2014-05-31 at 17.07.38

Drupal? Sim.

DrupalDay Lisboa 2014Não tenho a mais pequena dúvida que a discussão mais desinteressante e irrelevante ao cimo da terra, é saber se Drupal é melhor que WordPress ou vice-versa (em que “Drupal” e “WordPress” são apenas exemplos; a consideração vale para qualquer outro sistema de gestão de conteúdos open-source).

Não há vez que não leia um desses inúmeros debates em que não me ocorra o mais óbvio:

Porque é que estamos todos a enervar-nos à volta de uma pergunta que é, para todos os efeitos, impossível de responder? Isto sem falar do facto que a coisa descamba, sem falha, para argumentações infantis e de fan-boy, que em nada abonam a favor da imagem profissional que um defensor do open-source deveria transmitir.

Não é suficientemente claro que o nosso problema profissional é muito mais com CMSs de código fechado e proprietários, geradores de sites “faça-você-mesmo-em-5-minutos”, e empresas web que desenvolvem o seu “próprio sistema” (e que desaparecem do mapa passados poucos anos)? Que aquilo que nos devia verdadeiramente chocar é o facto de potenciais clientes escolherem sistemas de código fechado, por acharem que uma plataforma open-source “é gratuita, deve ser suspeita e pouco profissional”? Que ao contribuirmos todos para estabelecer uma solução open-source como uma opção robusta, viável, com bom desempenho e preparada para qualquer futuro, saímos todos a ganhar?

Parece-me que estamos por vezes a investir demasiado tempo e esforço a defender-nos uns dos outros, em vez de trabalharmos em conjunto; enquanto o open-source continuar com estes problemas de percepção junto dos clientes, qualquer disputa interna (sim, usei essa palavra) é apenas mais um favor que fazemos aos dinossauros e aos incompetentes, no desenvolvimento de soluções on-line.

Nesse espírito, gostava de, por um lado, alertar toda a Comunidade Portuguesa de WordPress para o DrupalDay 2014, a 21 de Junho, em Lisboa (atenção, não falei com ninguém de lá, nem tão pouco faço ideia se este artigo é sequer bem-vindo). Pelo que me toca, faço tenções de assistir, curioso que estou para conhecer o que se faz com Drupal em Portugal e para abrir uma porta para um eventual diálogo futuro, nos moldes que for.

Por outro lado, gostava de deixar esta ideia escrita à Comunidade Portuguesa de Drupal (e a todas as outras), para que fique desde já claro que são muitíssimo bem-vindos a qualquer meetup, WordCamp ou qualquer outra actividade promovida por nós. Se calhar é um começo.

Passámos tempo de mais de costas voltadas, está na hora de acabar com isso. Só temos todos a ganhar.

meetup

Segundo meetup de Braga da Comunidade Portuguesa de WordPress é depois de Coimbra e Porto

Está agendado o segundo meetup do núcleo de Braga da Comunidade Portuguesa de WordPress.

Será no feriado de 25 de Abril, de novo no Factory Business Center.

Para já, o evento não tem um tema definido, nem está registada qualquer apresentação. A organização procura pois um voluntário(a) para fazer uma curta apresentação que dê início à conversa.

Continuar a ler