WordPress como ferramenta de gestão de conteúdos (parte I)

Muitos pensam que o WordPress é apenas uma ferramenta de gestão de blogs, mas quando as gestão de páginas foi introduzida na versão 1.5, gerir os conteúdos de um site tornou-se bastante mais fácil.

Embora seja possível usar o WordPress como CMS (Content Management System) só por si, com a ajuda de alguns plugins podemos tornar a experiência para o utilizador final bem mais interessante.

Parte 1: Estrutura e navegação do site

O primeiro passo será a definição da estrutura do site, para tal vamos criar as páginas respectivas:

Como as páginas foram criadas de forma aleatória, a ordem de sequência tem que ser alterada, para tal vamos usar o plugin ‘Page Manager”  (que infelizmente ainda não tem tradução em Português). Podemos puxar as páginas para cima ou para baixo, definindo assim a ordem pretendida:

O passo seguinte será alterar a forma como WordPress mostra a homepage, não queremos uma lista de posts, mas sim uma página estática, para isso temos que ir ao ecrã “Opções > Leitura” e alterar a opção “A página inicial mostra” para “Uma página estática (seleccionar abaixo)” e vamos escolher a página “homepage” que definimos anteriormente:

Para listar a estrutura de páginas no template usamos a seguinte função:

<?php wp_list_pages(); ?>

Se não fizer sentido listar a página “homepage” podemos adicionar um argumento para evitar que esta apareça na navegação:

<?php wp_list_pages('exclude=7'); ?>

Em que o valor “7” corresponde à página “homepage”.

Em alternativa podemos listar apenas as páginas-filhas da “homepage”:

<?php wp_list_pages('child_of=7'); ?>

A referência da página pode ser determinada no ecrã “Editar Página”:

O resultado final é a estrutura navegacional do site:

Na continuação deste tutorial vou descrever como criar templates diferentes para cada página.

7 pensamentos sobre “WordPress como ferramenta de gestão de conteúdos (parte I)

  1. Cara! Achei esse post/site totalmente por acaso. Mas foi na hora certa. Eu to exatamente tentando passar 2 sites pro wordpress e preciso que as paginas tenham themes/templates diferentes. E não acerto fazer de jeito nenhum! Já cansei de ler e reler essa seção do codex. Quando sai seu próximo post? Se eu conseguir entender, você vai ter salvado minha vida!

    Bjuux

Leave a Reply