Gestão de menus da WooThemes vai ser integrada no WordPress 3.0

Para a versão 3.0, uma das mais desejadas funcionalidades pelos developers era um sistema robusto de gestão de menus. Até agora, lidar com menus era um processo desajeitado, utilizando IDs de página ou de categorias. O que se pretendia portanto era um sistema de menus com as funcionalidades drag-and-drop já existentes no painel de gestão de widgets, e que pudesse combinar páginas, categorias e links, permitisse uma fácil re-ordenação, suportasse submenus e finalemente que permitisse esconder páginas específicas ou categorias a partir do menu. Esse código estava a ser desenvolvido quando a WooThemes apresentou o seu sistema de navegação personalizado. Do vídeo de apresentação, parecia evidente que o sistema fazia praticamente tudo o que se queria incorporar no núcleo do WordPress, e assim foram sondados e concordaram em contribuir para o desenvolvimento.

Como talvez já tenha ouvido dizer, o primeiro patch já foi apresentado, o que implica algumas modificações do código, e que estão a acontecer neste momento. A decisão de incorporar os menus Woo aconteceu imediatamente antes do congelamento de funcionalidades previsto para agora, o que implicou empurrar essa data de congelamento em duas semanas, para permitir a adição do novo código. Isto quer dizer que a versão 3.0 fica prevista para o início de Maio, mas a espera deve valer a pena.

De seguida dois vídeos da Woo Themes, apresentando a nova gestão de menus:

Mais informação no blog oficial de desenvolvimento e no blog da WooThemes.

Um pensamento sobre “Gestão de menus da WooThemes vai ser integrada no WordPress 3.0

  1. É realmente fantástico a WooThemes colaborar com este código!
    Tenho acompanhado a evolução deste assunto na mailling-list UI, onde houve várias tentativas de fazer algo do género até a WooThemes decidir entrar em acção.
    Estou ansioso para testar o 3.0! 😉

Leave a Reply