Duas apresentações: WordPress para sites noticiosos

No último encontro, o João Pedro Pereira fez uma excelente apresentação sobre o uso do WordPress em sites noticiosos, apontando algumas, senão lacunas, pelo menos aparentes limitações do WordPress num ambiente mais estritamente jornalístico. Foi, de muito longe, o assunto mais longamente debatido nesse dia.

Pois bem, parece que a questão ainda vive.

Tanto o próprio João Pedro Pereira, em colaboração com o Carlos Santos da Excentric por um lado, como o Tiago Relvão pelo outro, estiveram a matutar sobre o assunto e propõe-se apresentar hipóteses de solução para o problema apresentado no encontro de Sábado.

O Tiago vai mostrar por alto exemplos de soluções e apresentar um plugin, em fase embrionária, que permite escolher por página a lista de posts a apresentar e a ordem pela qual os mesmos são apresentados. Esta lista de posts é guardada numa tabela de opções e é usada depois para compor a query que substitui a query principal. Feita a apresentação, quer discutir algumas limitações do plugin e lançar o desafio para possíveis melhorias.

No que toca ao ao João Pedro e ao Carlos, desenvolveram também um plugin que permite ordenar os posts, tanto na homepage como nas páginas de categorias, abandonando assim a ordenação cronológica do WordPress. A gestão é feita através de um interface drag -and-drop, que permite também atribuir novas categorias a cada post. A posição de um post numa categoria é absolutamente independente da posição que lhe possa ter sido atribuído numa outra categoria. O plugin, dizem, é ideal para quem queira usar o WordPress como gestor de conteúdos num site noticioso, onde a hierarquização da informação é fundamental.

Por decisão dos organizadores do evento, as apresentações serão feitas uma a seguir à outra, sem pausa no meio. Para que fique claro, o objectivo não é de todo saber qual é a melhor solução. É sim, antes de mais nada, permitir que ambos os apresentadores se conheçam e que explorem como se podem complementar na solução do problema, com ajuda dos presentes no debate que a seguir às duas apresentações. Ah, e tiramos à sorte quem vai primeiro…

(Uma nota pessoal: faz muitos anos que trabalho com WordPress de muito perto e, por via da Automattic, também com grandes instalações de WordPress em ambientes jornalísticos. Por isso posso tranquilamente garantir que uma solução para o problema que se põe vai certamente ter um impacto que transcende este encontro, esta comunidade e mesmo este país. 😉 )

Leave a Reply