Está pronto para o WordPress 3.2?

O WordPress 3.2 vai ser lançado muito em breve com alterações importantes aos requisitos mínimos. Verifique já se está tudo a postos:

PHP e MySQL

A versão 3.2 precisa do PHP 5.2.4 e do MySQL 5.0. Como já mencionado há quase um ano, quando foi anunciada esta alteração, a percentagem de instalações com versões mais antigas do PHP e MySQL, é relativamente baixa. No entanto, com mais de 45 milhões de instalações WordPress, uma pequena percentagem pode mesmo assim significar muitos sites! Não seja apanhado de surpresa – verifique já se está a executar versões compatíveis do PHP e MySQL, antes de actualizar o seu WordPress para a versão 3.2.

Entre no painel da sua conta de alojamento e verifique que tem pelo menos o PHP 5.2.4 e MySQL 5.0. A maioria dos serviços de alojamento mais importantes já os suporta, mas existem mesmo assim algumas excepções. Se ainda está numa versão mais antiga, deve ser simples muda-la.

Se não sabe onde encontrar essa informação no seu serviço de alojamento ou sequer como aceder ao painel de controle do serviço, não se preocupe. Pode descobrir se está pronto para a 3.2 com o plugin Health Check. No seu painel (de WordPress), visite Plugins → Adicionar Novo e pesquise por “Health Check” (normalmente é o primeiro resultado). Instale e active o plugin, e ele logo lhe dirá se são necessárias actualizações.

Se precisar de mais ajuda, contacte o seu serviço de alojamento e use este exemplo de mensagem para lhes pedir ajuda:

O meu domínio [exemplo.com] está alojado nos vossos servidores e funciona com WordPress. Os requisitos mínimos mudaram para PHP 5.2.4 e 5.0 do MySQL e eu gostaria me ajudassem a confirmar que a configuração do meu site staisfaz esses requisitos. Se não, por estar neste momento a usar uma versões mais antigas do PHP ou do MySQL, agradecia que actualizassem ou que me indicassem como posso fazê-lo.

Se o seu serviço lhe responder que não pode actualizar para essas versões, talvez esta seja a boa altura para procurar um novo alojamento.

IE6 e browsers desactualizados

Foi também abandonado o suporte para o Internet Explorer 6, um browser com mais de 10 anos. que até a própria Microsoft deixou de suportar. A partir de agora, se aceder ao seu painel do WordPress com um browser desactualizado, ser-lhe-há apresentado um aviso. Porquê? Porque a tecnologia da web melhora, e o mesmo acontece com WordPress e com as funcionalidades que vão sendo implementandas para tirar proveito dessas melhorias. Se estiver a usar um browser desactualizado, é possível que a sua experiência esteja a ser limitada.

Assim, se o seu browser estiver desactualizado, verá uma caixa amarela no seu painel, que o avisa que uma nova versão está disponível (que pode ignorar, claro). Se estiver a usar o IE6 no entanto, a caixa é vermelha e o seu painel não funcionará correctamente. Se está preso ao IE6, porque o computador que usa é de uma empresa, biblioteca, escola ou semelhante e não pode descarregar um browser mais recente, aqui está um exemplo de mensagem que pode usar para pedir ao seu chefe/administrador/administrador de sistemas para actualizar o seu browser:

O computador que uso em [local onde usa o computador] tem instalado um browser de internet desactualizado. O Internet Explorer 6 foi criado há 10 anos, muito antes dos padrões actuais da web e não suporta aplicações modernas. Cada vez mais sites e aplicações estão a abandonar o suporte para IE6, incluindo a nova versão do WordPress. Até a Microsoft, fabricante do IE6, está em contagem decrescente para o momento em que o IE6 se tornará definitivamente obsoleto (http://www.ie6countdown.com/ para mais informações). Seria possível instalar uma versão actual do IE ou de qualquer outro browser moderno (mais informações em http://browsehappy.com)?

Bem-vindo ao futuro!

Leave a Reply