Plugin: Theme Selector

Um belo dia em Dezembro do ano passado a @aaires abordou-me com a possibilidade da escolha dos temas no WordPress ser feita sem ir ao painel de administração.  A ideia tinha sido inspirada pelo interface do Tumblr que permite algo semelhante: quando se pretende mudar a aparência há uma sidebar que permite ao utilizador navegar por entre os temas existentes, pré-visualizar a sua aplicação e activar caso o deseje.

Quando começamos a investigar percebemos que não seria difícil implementar esta ideia no WordPress através de um plugin relativamente simples e pequeno. Se pensarmos bem a selecção de temas no WordPress no painel de administração através do menu ‘Aparência’ já permite a pré-visualização de como o blog vai ficar depois de aplicado determinado tema. Tratava-se apenas de trazer esta funcionalidade para o frontend.

A barra de administração era a escolha óbvia de onde adicionar esta nova funcionalidade.

Quando se selecciona Change Theme surge uma barra lateral onde se pode navegar por entre os temas instalados. Clickando no screenshot de cada tema é possível ter o preview  do tema seleccionado no lado direito. Ao clickar Activate o tema seleccionado é activado.

O plugin está disponível para download aqui:

http://wordpress.org/extend/plugins/theme-selector/

O código fonte está disponível no GitHub e aceitam-se contribuições e sugestões. 🙂

https://github.com/WidgiLabs/theme-selector

Leave a Reply