WordPress 3.4: o que há de novo

Este artigo origina no site WP Total e republicamos aqui com a autorização do autor. Obrigado Celso, e parabéns pelo trabalho!

WordPress 3.4Uma nova versão do WordPress esteve a ser preparada nos últimos meses e está prestes a ser lançada. Como já é habitual, existem algumas novidades e melhorias face a versão anterior e neste artigo vamos falar nisso.

Ao contrário do que alguns utilizadores esperavam, a versão 3.4 não traz mudanças radicais. A equipa que desenvolve o WordPress apostou na melhoria das funcionalidades já existentes e introduziu algumas novidades que poderão ser melhor exploradas nas próximas actualizações.

Uma das novidades que saltam a vista é a nova opção que permite personalizar vários aspetos do tema, nomeadamente a imagem/cor de fundo, as cores dos links, o título e subtítulo do site, entre outros. Esta é uma funcionalidade que os usuários menos experientes ou sem conhecimentos na edição de temas vão adorar.

Outras alterações foram feitas, como é o caso da nova api XML-RPC, mas muitas dessas alterações não são visíveis por estarem relacionadas com o “core” do WordPress ou com funcionalidades pouco usadas.

Os Principais Destaques do WordPress 3.4

Personalização de temas:

As novidades e melhorias mais visíveis na versão 3.4 estão relacionadas com os temas. Para começar, a página de gestão dos temas está diferente e foi adicionada uma nova opção que permite alterar:

  • Imagem e tamanho da imagem do cabeçalho,
  • Cores dos links, do texto e cor de fundo,
  • Adicionar/remover uma imagem de fundo,
  • Escolher o conteúdo que aparece na home page,
  • etc.

Esta é a nova página de gestão dos temas:

WordPress 3.4 - Página de Gestão de Temas

E esta é a página de personalização do tema:

WordPress 3.4 - Personalização de Temas

Agora também é possível instalar “child themes” que estejam disponíveis no repositório do wordpress.org.

No geral, todo o processo de instalação, gestão e personalização de temas ficou mais fácil.

Nova XML-RPC api:

A nova XML-RPC API permite que as aplicações externas sejam mais completas e eficazes. Mais informações aqui.

Painel de administração responsivo:

Foram também feitas alterações no painel de gestão que adapta-se melhor a resoluções mais pequenas (ex: tablets, smartphones, etc). Estas alterações tornam algumas tarefas mais simples, como é o caso da criação de artigos onde a coluna da direita passa para baixo do editor:

Painel de Administração - Tablets

Adicionar comentários através da página de criação/edição de posts:

Agora é possível comentar os artigos e responder a comentários sem sair do painel de administração. Por defeito esta opção está ocultada, para mostrar basta clicar em “Opções deste ecrã” no canto superior direito e marcar a opção “Comentários”.

Adicionar tweets só com o link:

Nesta nova versão foi adicionada ao suporte a incorporação dos tweets dentro dos artigos adicionando apenas o link direto para o tweet. Até agora apenas outros serviços como o YouTube eram suportados.

Wordpress 3.4 - Embed Tweets

Suporte a HTML nas legendas das imagens:

Agora também é possível usar HTML nas legendas (captions) das imagens que são adicionadas aos artigos ou páginas. Uma funcionalidade útil principalmente para linkar para a página do autor da imagem ou para uma página relacionada com a imagem.

Tradução mais fácil:

Foram feitas várias alterações que tornam o processo de tradução mais fácil. Esta é uma alteração útil para quem não usa a versão inglesa do WordPress.

Existem ainda outras novidades que podem ser vistas na página sobre a versão 3.4 no codex.

Quer testar as novas funcionalidades?

Enquanto que a versão final não é lançada, pode testar a versão 3.4 – RC 1:

No momento em que escrevemos este artigo a RC 1 traduzida para português do Brasil ainda não está disponível.

Por favor note que esta ainda não é a versão final e tem alguns problemas de segurança. Use apenas para testes.

Qual é a sua opinião?

O que achou destas novidades? Deixe um comentário com a sua opinião e já sabe, se encontrar algum bug, informe a equipa do WordPress! 🙂

Deixe um comentário